terça-feira, 18 de maio de 2010

A existência de Deus

Falar sobre a existência de Deus é muito complicado. E porque? Simplesmente porque não dá para levar Deus ao laboratório e fazer um experimento científico. Não dá para colocá-lo em um tubo de ensaio e trabalhar em cima dele e descrevê-lo através de uma fórmula. Então para os ateus e agnósticos de plantão, infelizmente ficarão sem uma explicação lógica e racionalmente fundamentada para comprovar a existência de Deus.


Agora, essa questão que envolve a existência de Deus incomoda apenas a nós, não eu, mas aos outros que ainda insistem que Ele não passa do fruto do imaginário humano que necessita se agarrar na crença de que existe algo ou alguém maior, mais poderoso e transcendente a quem possam recorrer no momento da dificuldade. Se você crê assim, tudo bem, minha intenção não é convencer ninguém, só estou abordando o assunto.

Quem sabe que é não precisa ficar provando nada a ninguém, principalmente quando esse que é já deu provas mais que suficientes de que ele é quem afirma ser. Olhe o universo, as estrelas, os buracos negros, o Planeta terra e etc. O que é mais fácil? Crer na existência de um Deus inteligente e poderoso, ou crer que tudo que existe aqui foi fruto do acaso? Será que não dá para perceber que é tudo perfeito demais? Pense um pouco. Se a Terra ficasse um pouco mais longe do sol ou um pouco mais perto a vida aqui seria impossível. A distância entre a Terra e o sol é simplesmente ideal, milimetricamente perfeita para o surgimento da vida. É, mas isso deve ser coincidência. Assim como também deve ser coincidência a Terra possuir uma força que atrai todos para ela chamada gravidade, e sem ela ficaríamos todos vagando no espaço sem rumo. Também deve ser coincidência a existência das estações do ano, de uma atmosfera cheia de oxigênio que por puro acaso é justamente o tipo de ar que nós precisamos para viver.

É incrível como as coincidências não acabam! O fato das árvores transformarem gás carbônico em oxigênio deve ser por acaso. A cadeia alimentar existente na natureza também deve ser puro acaso. O caminho das águas que dessem como chuva, depois evaporam e se condensam na atmosfera voltando como chuva renovando a terra também deve ser por acaso.

Com certeza você nunca observou a fauna e a flora. Animais de todos os tipos, formas, cores, comportamentos e habitat’s diferentes. Árvores frutíferas, legumes, vegetais, carne branca, carne vermelha, que por coincidência possuem as vitaminas e nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. É impressão minha ou parece que tudo que existe nesse mundo foi criado para nós? Será?

E o homem? Com certeza fruto do acaso. Resultado da evolução das espécies, mas isso é outro assunto. Você já se olhou no espelho? Já observou seu corpo? Suas mãos? Seus pés? Sua anatomia? Existe um sistema neurológico. Sistemas espalhados por todo corpo: respiratório, circulatório, reprodutor, digestivo, respiratório... Tudo funciona perfeitamente, integradamente. Sem falar no aspecto intelectual e emocional do ser humano. A capacidade de criar, compor, pintar, inventar, amar...

É, realmente Deus não deve existir. Tudo é produto do Big Bang. Onde já se viu acreditar nessa história de Deus em pleno século 21. Pessoas inteligentes, coerentes e evoluídas não podem acreditar nessas coisas. É muito simples explicar tudo. Em um tempo que ninguém sabe quando nem como surgiu a matéria, depois, e um tempo que ninguém sabe quando nem como essa matéria explodiu dando origem ao universo. Depois disso surgiram as amebas, seres unicelulares, a forma mais simples de vida. Como? Ninguém sabe. Desses seres surgiram todas as formas de vida hoje existentes, desde o homem, passando pelas baleias e elefantes. Darwin explicaria bem melhor que eu. Afinal a teoria é dele. Aliás, ainda é teoria e pelo visto sempre será, porque os pontos obscuros das idéias de Darwin dificilmente, para não dizer, nunca terão amparo científico.

Então, aqueles que desacreditam e menosprezam a fé devem saber que para acreditar na inexistência de Deus e na veracidade da teoria da evolução é necessário ter muito mais fé do que a fé necessária para acreditar em Gênesis.1:1 que diz “No princípio criou Deus o céu e a terra”.