segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Quem tem promessa de Deus não morre. Será que não?


Sinceramente não de sei onde nós, evangélicos inventamos algumas coisas. De repente, ninguém sabe quem, onde ou quando, alguém surge com uma frase ou jargão interessante, quase sempre uma frase bem conveniente a nós, e depois de pouco tempo isso vira teologia. Um exemplo disso é esse jargão bastante conhecido em nosso meio “quem tem promessa de Deus não morre”. Seria isso verdade?
Segundo a Bíblia. Sim e Não.
Como assim? Alguém pode perguntar.
Se lermos todo capítulo 11 da epístola aos Hebreus, encontraremos ali a galeria dos heróis da fé. Dentre esses heróis estão descritos ali dois grupos de servos de Deus. Os que honraram a fé e os que foram honrados pela fé.
A respeito do primeiro grupo, veja o que diz o verso 13 “Todos esses viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido, viram-no de longe e de longe o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrino na terra...”. Viram? Não sou eu, é a Bíblia quem está falando.
Tem gente que transforma até jargão em promessa e quando vai orar ainda usa isso para falar com Deus dizendo “Senhor, a tua Palavra diz que quem tem promessa do Senhor não morre enquanto não ver essa promessa se cumprir...”, e por aí vai.
Então quem tem promessa de Deus pode morrer sem ver a promessa se cumprir? Pode morrer sim.
Mas existem casos em que realmente o crente não morre sem ver a promessa de Deus se cumprir. Sabe quando? É quando ele pertence ao segundo grupo, aqueles que foram honrados pela fé. O verso 33 do mesmo cap. 11 de Hebreus diz “... os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões e etc...”.
Agora a decisão do grupo ao qual iremos pertencer depende única e exclusivamente da vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável. Então, em tudo dê graças.
Ainda existe outro caso em que o crente não morre sem ver a promessa se cumprir. É quando Deus diz que ele não vai morrer sem ver a promessa se cumprir. Mas tem que ser Deus mesmo falando. Não pode ser nenhum “vaso” querendo usar Deus através da “visagem, profetada e revelamento”. Nem pode ser um crente querendo interpretar a Bíblia em seu próprio benefício. A Bíblia fala de um homem chamado Simeão, Lc.2: 26. A Ele foi revelado pelo Espírito que não morreria antes de ver o Cristo do Senhor, e assim foi. Mas assim foi porque foi Deus quem realmente falou, e quando Deus fala não há confusão, nem frustração.

Nele. Que é a maior de todas as promessas tanto agora, quanto no por vir.