sábado, 3 de maio de 2008

O privilégio de contribuir


Sim essa é a palavra correta privilégio. Isso porque se alguém acha que contribuir é uma obrigação, em nome de Jesus fique com sua contribuição, ou melhor, com seu dinheiro.
Sei existem outras formas de contribuição na igreja, e é verdade. Tem gente que coopera com seu tempo, outros ajudam com seus conhecimentos e dons, mas também é necessário que haja uma colaboração financeira. Deus é dono do ouro e da prata, mas esse recurso de Deus está no nosso bolso.
O problema dos crentes é que achamos que as bênçãos de Deus são apenas para nós. Quando Deus nos faz prosperar é para que a nossa prosperidade abençoe o Reino de Deus e ao próximo. Contribuir é um privilégio, porque quando o fazemos estamos reconhecendo a benção e o cuidado de Deus sobre nossa vida. Quando ofertamos ao Senhor estamos dizendo ao mundo, ao diabo e a nossa natureza humana que a nossa firmeza e confiança não está no nosso dinheiro, mas no Senhor que nos supre diariamente. Ao darmos ao Senhor exercitamos o altruísmo e mortificamos o egoísmo que nos faz pensar apenas em nós. Ao contribuirmos financeiramente com a obra de Deus estamos rejeitando a avareza, que segundo a Bíblia é idolatria. Pois aquele que confia no que tem no bolso ou em sua conta bancaria está fazendo do dinheiro o seu Deus. Ele ama tanto o seu dinheiro que não é capaz de dá-lo a ninguém, nem a Deus. O nome do deus dessa pessoa se chama Mamom e não se pode servir ao Deus verdadeiro e a Mamom.
A Bíblia ensina que ninguém é tão pobre que não possa contribuir e ninguém é tão rico que não precisa ser ajudado. Paulo diz que a igreja de Corinto era pobre, pobre, pobre de marré, marré, marré, mas da sua profunda pobreza superabundou em riqueza através da generosidade. II Co.8:2. O apóstolo ainda ensina como devemos contribuir “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;
Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus”. II Co.9:6-11.
A contribuição é a melhor maneira de prosperar e sempre será proporcional a nossa liberalidade. Prestou atenção no que escreveu Paulo? Ninguém deve contribuir por tristeza ou por constrangimento, mas de coração. Deus ama quem dá com alegria.
No antigo testamento também temos inúmeros relatos de liberalidade ao Senhor. A Bíblia nos relata que quando Moisés disse que iria construir um tabernáculo para adoração o povo se moveu voluntariamente para contribuir. “E veio todo o homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito voluntariamente o excitou, e trouxeram a oferta alçada ao SENHOR para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes santas”. Ex.35:21.Se você acha que Deus vai te consumir porque você não oferta nem dizima pode ficar com sua consciência tranqüila. Sei que isso pode ser um alívio para muita gente, mas aqueles que tem o coração no Senhor não ofertam por constrangimento, mas por se sentirem privilegiados de fazerem para de uma obra que começa aqui, mas que tem resultados eternos. Esses que assim o fazem ofertam por amor.
Pense nisso!.

Um comentário:

Anônimo disse...

Palavras que edificam, que nos fazem ter uma verdadeira reflexão espiritual,passamos a nos perguntar, Senhor verdadeiramente estamos dizendo"EIS-ME AQUI",se somos religiosos, se estamos servindo ao nosso Rei Jesus, com formalismo ou se verdadeiramente estamos no seu querer, nos deixando ser usados por ele como instrumento vivo,que o Senhor continue usando seu servo para tua glória Jesus.