terça-feira, 24 de maio de 2011

Porque Deus não perdoa o diabo?


Se um dia você perguntou sobre isso, eis aí a resposta (não uma resposta absoluta,apenas a minha visão. Portanto pode ser contestada).
Deus não perdoa o diabo porque ele não quer ser perdoado.
Deus só pode perdoar alguém que quer ser perdoado, e esse não é o caso do nosso adversário. Aí vai um pensamento teológico.
Satanás é um anjo. Anjos são espíritos com personalidade. Quero dizer com isso que a essência de um anjo é completamente espiritual, e nesse corpo unicamente espiritual reside a inteligência, intelecto, sentimento e vontade dos anjos, diferente do homem que um ser tricotômico (corpo,alma e espírito). No homem, o corpo é a residência da alma. Em nossa alma estão nosso intelecto, sentimento e vontade, e ainda temos o espírito (fôlego de vida, e a grande cartada de Deus) E por quê?
Os anjos por serem criaturas espirituais foram criados eternos, por isso, quando satanás e os demais anjos pecaram tornaram-se pecadores eternos, por causa de sua natureza eterna. O homem não foi criado eterno. Os anjos são espíritos, o homem alma vivente. Quando o homem pecou, a alma do homem se corrompeu, mas o espírito do homem permaneceu intacto, essa foi uma grande sacada de Deus. Quando alguém recebe a Cristo como salvador o Espírito Santo passa ser um só com nosso espírito humano, a partir daí Ele (o Espírito Santo) opera na vida o homem o novo nascimento exercendo influência sobre a alma do homem fazendo dele uma nova criatura.
Com o diabo e os demais anjos é diferente. Eles não tem o espírito livre para receberem o Espírito Santo porque eles são essencialmente espírito. Por não poderem receber o Espírito Santo não podem ser convencidos do pecado, da justiça e do juízo.
O Espírito Santo nos convence das coisas espirituais. Satanás e os demais rebeldes não precisam do Espírito Santo para serem convencidos de coisas espirituais porque eles vivem no mundo espiritual, portanto sabem coisas sobre Deus que nós sabemos apenas pela fé. Por isso o pecado deles se torna imperdoável.

Ufá! Que viagem!

P.S.: Sei que esse texto vai ser polêmico. Rs

36 comentários:

Douglas disse...

Cara.. simplismente a melhor, mais pessoal(suas palavras, seus pensamentos, sem frases feitas)e com nexo resposta sobre o assunto que já li... e é exatamente o que minha mãe falou e que eu tb concordo, alias agradeço à Deus por ter uma SANTA como mãe...
Porem a parte sobre a grande sacada e o espirito santo faz MTT sentido, porém se ele se arrepende-se de coração(o que provavelmente jamais ocorrerá e Deus sabe) eu acho que seria perdoado apesar de EU achar que ele não mereça... mas Deus não é sujo como nós.. ele só sabe AMAR , amar e amar!!

Anônimo disse...

essa foi a melhor explicação que eu já li sobre o tema, muito bom mesmo.

Anônimo disse...

Pai filho,espirito santo. Somos todos um soh,DEUS nao ve trevas e tudo comeca do nada e nada comeca do tudo!

Anônimo disse...

Especuladores,Deus nao precisa perdoar o adversario dos inimigos de Deus,pois quem e inimigo de Deus sao aqueles que nao negam se a si mesmo e so fazem sua propria vontade.O nosso adversario nao faz o que quer,mas faz so o que Deus permite.Este sim e obediente,nos NAO. O meu problema e que Deus me deu autonomia.

Jonatas disse...

Anônimo. Não é questão de obediência do diabo. É de interferência. Poderia também dizer que em Sua plena vontade Deus não interferia em alguma ação do diabo, ele simplesmente "o liberaria" para justamente para colocar o homem em prova a fim de que a maturidade espiritual dele seja alcançada. Mas mesmo assim, a resposta correta ainda não é esta. O diabo foi derrotado na cruz do calvário através do sacrifício do filho unigênito de Deus, o messias que deu a sua própria vida para que todo o que crê em sua palavra tenha a vida eterna. Logo o diabo não tem participação alguma nas provações, a menos que o procurem e deixem-se seduzir.
As provações em sua maioria são consequência do que o homem plantou e em algumas situações o próprio Deus prova os seus filhos. Nas duas situações é permissão de Deus, pois determinado por Deus foi a lei da colheita neste mundo pecador e a justiça sobre as escolhas. O diabo enquanto lúcifer era obediente ao Senhor mas se deixou levar por seus próprios interesses e rebeldia. E desde que cometeu aquele errou, a desobediência passou a reinar nele e por tanto de forma alguma existe qualquer tipo de obediência.

Anônimo disse...

conta um negocio aki, o Diabo ele ke ser perdoado sim meu Pastor uma pessoa mt usado por Deus em um dia veio um anjo e levou ele no inferno o Lucifer não estava no inferno ele estava abaixo do inferno mt abaixo do iferno em uma enorme sala acorrentado em 2 colunas e varias correntes em seus braços, asas, e pescoço ée ai Jesus apareçeu e ele começava a chora querendo perdão e dps questão de minutos ele começava a odia jesus blafemando contra ele e voltava a pedi perdão outra vez ele se assustou qnd viu Jesus fikou sem entender oke Jesus keria ali perto dele bateu uma tristeza no meu coração tbm ée do Pastor foi uma tristeza mt grande vendo ele chorando pedindo perdão a Jesus ée ai Jesus falow ke ele teve sua chase + a jogou fora ée ai Jesus falow não tenha pena dele ée o setimento mudou de repende para raiva do Lucifer o pastor falow pouko sobre esta esperiencia cm o diabo + eu acredito noke ele falow

Dário Tortola disse...

PARABÉNS. ESSE SEU RACIOCÍNIO REALMENTE FAZ CALAR A VOZ DAS DUVIDAS E INCERTEZAS E NOS FAZ ACREDITAR AINDA MAIS NO PLANO ESPIRITUAL. VC REALMENTE FOI USADO POR DEUS. Q O SENHOR JESUS CONTINUE LHE USANDO.

Anônimo disse...

hello there reflexaoespiritual.blogspot.com blogger discovered your site via yahoo but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have found site which offer to dramatically increase traffic to your blog http://mass-backlinks.com they claim they managed to get close to 4000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my website. Hope this helps :) They offer most cost effective services to increase website traffic at this website http://mass-backlinks.com

Lqtse Blog disse...

Perdoe-me pelas palavras chulas.

Se Deus prefere foder as suas criaturas ao invés de matar Satanás, e começar tudo do zero, então ele tem um conceito de mroalidade duvidoso.

A sua explicação foi ótima para um deus sábio, mas o deus cristão é onisciente e onipotente.

O diabo quer apenas ser um deus. Só isso.

Se deus é perfeito, todas as suas criaturas poderiam ser perfeitas pois a perfeição de um indivíduo não pertubaria a perfeição do outro.

Infelizmente o que deus nos passa é que ele provocou a situação, para ser venerado e capaz de resolvê-la. É hilário que este sentimento de Deus é muito mais humano que divino : um pai amoroso deseja que o seu filho lhe olhe nos olhos e que ele seja tratado como um igual. Se o filho revenrenciá-lo ou não, o pai não lhe privará de nada.

Por último ressalto algo que se deus concede o livre arbítrio, ele deveria simplesmente deixar lúcifer ser um deus. Mas pelo que vemos ele ficou foi com raiva de ter uma criatura querendo ser alguém como ele.

Anônimo disse...

Meu querido n se trata de livre arbitrio satanas n e ser humano para obiter livre arbitrio ele era um anjo d luz ele e espirito deus lhe deu uma chanse para se arrepender mas ele n quis... deus e insubistituivel ele deus e ninguem pode ser como ele pq ele e santo... eo pecado entrou no mundo por causa d satanas...entao deus n fez nd com satanas ele o proprio satanas q fez.

Anônimo disse...

Deus nos criou imortais sim e eterno é o que não tem inicio nem fim e apenas Deus é dessa forma.então discordo da sua explicação

Anônimo disse...

Gostei muito da explicação. Vou meditar na Palavra sobre isso. Deus te abençoe !

_ disse...

Quem recebe e quem entrega o dízimo em dinheiro nos dias atuais está debaixo de maldição leia: https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://evangelismo.blog.br/estudos/o_dizimo_segundo_a_Biblia_Sagrada.pdf&ved=0CBsQFjAAahUKEwiA4oSOzrHHAhVIEJAKHYt4Ct8&usg=AFQjCNGFez6tYr5qrNoUzab1_3B9nVDmGA&sig2=DsWYfwmXpbuxTUmh7B_Y6w

Anônimo disse...

Muito bom sabe mas só tengo una dúvida quanto ao perdao de Deus para o diabo quando a bíblia diz que o único pecado que Deus nao perdoa é contra o Espírito Santo.

Anônimo disse...

Segundo a Palavra de Deus, o espírito humano pode ser contaminado pelo pecado, sim. Examine-se 2 Coríntios 7.1; 1 Coríntios 5.23, pois fazem parte da natureza humana tanto o corpo, alma e o espírito. Como exemplo, a Bíblia registra que o anticristo e o falso profeta serão lançados no lado de fogo, VIVOS (corpo, alma e espírito) - Mateus 24.20

neguim disse...

Nossa eu tava procurando uma explicação para o tema
E afirmo q n ira existir resposta mais certa e d fácil entendimento q essa...parabens deus esteja sempre com vc

Unknown disse...

Boa noite, tenho uma dúvida, se puder me responder, eu agradeço desde já, um demonio pode se arrepender de seus atos, pedir perdão a Deus e o mais importante, pode ele ser salvo e levado novamente ao céu?

Unknown disse...

Quem sai do céu na sua propria voltante não retorna mais pq é um corpo glorificado ..... Deus deu a os seus anjos livro e abitrio,quem tem pensamentos puros então no céu quem não tem pensamentos bons então no imferno.Issso pra explica que demonios sao perdoados nao tem sentidos pq eles quiseram descer do céu do lugar santo de Deus,como perdoar alguem que nao quer perdão eles nao tem coração como nos, nos podemos se arrepender eles sao espirito vagando na terra que Deus fez.... Deus sabe que eles querem nos machucar deve ser por ciume de nos poriso que lucifer se revelou contra deus, como pode amar uma criatura que nao é santa como a gente eles sao pecadores e sao tao fracos e erão no mesmo tempo e se arrepende como vos consigue perdoar..... Esses sao a pelas pensamentos nossso Deus sabe de todas as coisas que acontecem mesma sem elas acontecerem ainda .... Deus deu livro e arbritrio para os homens e mulheres e anjos essa foi a minha resposta amém....

Unknown disse...

Entendi, mas vc disse que ele não é perdoado porquê ele não almeja isso, mas se um demônio aleatório que não seja Satanás, pedur e clamar por esse perdão Deus os perdoaria?
Sei que é meio loco o que vou dizer mas no inferno é feito por hierarquia como na Terra e no Céu, da mesma forma que Lúcifer se rebelou otrous anjos caídos podem se rebelar contra ele certo?
Suponhamos que isso aconteça mudaria o contexto bíblico certo? Esse anjos caído poderiam ser perdoados por Deus?

2diadilio@gmail.com disse...

Tem mais detalhe quando há perdão tem que haver encobrimento ou sangue, ou seja alguem levar sobre si.mas os anjos nao tem alguem ou nao conhecemos para salvar de dua culpA

Leo disse...

Cara q viagem essa ...
Se o diabo está preso abaixo do inferno pq o pecado ainda imoera entre os homens visto q é a influência do diabo q nos faz pecar em apocalipse fala sobre isso q satanás ficará mil anos preso e depois será solto e enganará as nações...use a lógica será q nesses mil anos sem o engano de satanás haverá o pecado?
Sem contar q vc deve se basear pela Bíblia não por revelação ainda mas quando tal revelação for contrária as escrituras...
Desculpe amado o diabo ainda não está amarrado se não ele não apareceria diante de Deus no livro de Jó não incitaria Davi a fazer um censo em Israel nao tentaria Jesus no deserto e não usaria a bk do seu pastor pra ensinar heresias ....
Leia a Bíblia

Leo disse...

Sim suas palavras chulas estão perdoadas ....
Agora suas indagações são patéticas mas não vale a pena te responder todavia todas elas serão respondidas a seu tempo
Vc tbm estará diante do trono branco

Unknown disse...

Não tem como nenhum outro anjo se rebeliar contra Deus mais, pq Deus não deu o livre arbítrio pra eles como deu para os Homens. Depois da queda de Lúcifer, Deus santicou completamente os anjos tirando deles qualquer sentimento, então anjo não tem sentimento sendo assim os anjos não podem ser orgulhosos aponto de querer a glória de Deus. Por isso q Deus fez o homem pra compartilhar seu amor para com ele. E a bíblia não pode ser mudada,e tenho certeza q os demônios se arrependem porém não é um arrependimento sincero, pois não tem o E.S pra convencer do pecado.

Unknown disse...

Concordo

Unknown disse...

Quem estendeu o céu como se fosse uma cortina? Quem fez a lua, sol, mar a terra? Quem fez os animais? Quem criou o ser humano? Quem foi quem criou todas as coisas só pela sua própria palavra?
Boom foi Deus, tudo Ele fez, tudo ele criou. Satanás é uma cópia de Deus, sempre tentou copiar, mas nem o inferno pertence a ele, nem isso ele criou quem dirá outras coisas. Ele não tem o poder de criar como Deus e como o homem. Sem criatividade aí eu pergunto. Pra que dividir a glória com um ser que não fez absolutamente nada?
A glória é de Deus e isso Ele não dividi com ngm

Unknown disse...

Quem estendeu o céu como se fosse uma cortina? Quem fez a lua, sol, mar a terra? Quem fez os animais? Quem criou o ser humano? Quem foi quem criou todas as coisas só pela sua própria palavra?
Boom foi Deus, tudo Ele fez, tudo ele criou. Satanás é uma cópia de Deus, sempre tentou copiar, mas nem o inferno pertence a ele, nem isso ele criou quem dirá outras coisas. Ele não tem o poder de criar como Deus e como o homem. Sem criatividade aí eu pergunto. Pra que dividir a glória com um ser que não fez absolutamente nada?
A glória é de Deus e isso Ele não dividi com ngm

Unknown disse...

Concordo

Unknown disse...

Você não passa de um louco !

Unknown disse...

Caro toni ser insignificante pare de nos importunar com suas blasfêmias chulas de um ateu principiante , não perderei mwu tempo tentando explicar o pouco que sei , e sei que o pouco que sei é nada , mais já seria suficiente para combater essas palavras pífias proferidas por sua boca asquerosa !

Anônimo disse...

Caro Autor...

Respeito seu pondo de vista, mas não concordo. Sua base de informação está diretamente ligada a sua fé. Você faz afirmações sem qualquer plausabilidade cientifica ou biblica, digo, não citou textos da escritura sagrada, que justificasse seu ponto de vista.

Deixa só dizer, uma coisa antes, não sou satanista, pelo contrário, sou cristão, sem denominação religiosa, ok.

Você afirmou que quem recebeu o Espírito Santo, por intermédio de Jesus, tem a capacidade do discernimento do pecado e que Satanás, não tem esse espírito santo, por já ser espírito. Então, abre um paradoxo, pois que viveu antes de Cristo, que não soube do Espírito Santo, como faz?

Deus é onipresente (atemporal), onisciente (sabe tudo), e onipotente (pode tudo). Desta forma, Ele poderia perdoar Satanás 7x77, que tal !?

Um pai não vai deixar de amar seu filho, porque ele fez uma vez algo errado, vai!?

As escrituras não são ricas em grandes detalhes a cerca da sabedoria de Adão e Eva, mas dá relatos que foi dado ao homem, sabedoria divina, o homem deu nome a tudo que há sobre a terra, era a imagem e semelhança de Deus.

Eram filhos obedientes (Adão e Eva), mas como tudo que é copia tem aparência de genérico, e de menor qualidade do que o original, pode se assim dizer, que Eva é a cópia da cópia, pois se o homem foi feito a sua imagem e semelhança, e Eva foi feita da costela de Adão, então uma cópia da cópia.

Eva já não tinha tanto discernimento assim, era um ser menos inferior do que Adão. a Bíblia a descreve como uma auxiliadora!

Os anjos são auxiliadores de Deus?

Enfim, Eva caiu no conto da serpente, o que leva a crer que o homem tinha a habilidade de falar com os animais, pois não é comum alguém trocar uma ideia com uma cobra, é ?

Pra não desfocar do tema, você ainda afirmou que o corpo é a casa da alma, que reside toda nossa inteligência e vontades humanas. Então o corpo é o templo do Espírito Santo, correto?

O corpo é um receptáculo, ou vaso se assim preferir, que há a alma e o Espírito Santo, se a alma que é o fôlego de vida, que detém nossa inteligência e vontades humanas e o espírito santo é quem nos convence do pecado, logo nos somos um paradoxo do céu e do inferno, pois estão sempre em conflitos com o certo e errado. Em linguagem de informática, estamos com tilt. precisamos de reparos ou de um reset. Reinstalar o sistema!!!

Nunca alcançarem a plenitude de Deus, pois já fomos criados com esse defeito da submissão e o livre arbítrio é a carta de alforria para sua auto destruição.

Tudo depende da misericórdia de Deus, inclusive perdoar Satanás, mesmo que essa entidade se recuse o perdão.

Esse adversário tem força e poder igual a Deus, apesar de ser dado sua sentença como derrotado. Ele se transfigura em anjo de Luz, pode possuir corpos, tanto animal como o próprio homem.

Somos ovelhas, peças do grande tabuleiro de xadrez chamado VIDA.

OS DADOS FORAM LANÇADOS Á SORTE,É A IMPREVISIBILIDADE QUE NOS TORNA REFÉM DA FÉ E DA MISERICÓRDIA DE DEUS.

Temos que merecer e buscar a Deus por seu perdão sempre.


Unknown disse...

Não é do feitio de Deus aniquilar todos aqueles que não queiram nada com Ele. Deus não é ditador.E o dilúvio?

Unknown disse...

O diabo foi preso depois que Jesus morreu na cruz sim ele foi até a Deus dizer que jo não serviria a Deus se ele toma-se tudo que é de Jó mais ele foi vencido na cruz e Jesus desceu até o inferno e pisou na cabeça dele!

Unknown disse...

Jesus vem nasceu anos depois de Jó !

Unknown disse...

Mas ele e DEUS uê, ele faz oque quiser pra que essa democracia toda?

Anônimo disse...

ANONIMO EU TAMBEM ACREDITO NELE

Anônimo disse...

boco vinti doizz,eu concordo com voce,deus pode oque quiser tao simples,nao?