terça-feira, 15 de janeiro de 2008

A vida cristã não é um parque de diversões


Depois de observar o comportamento dos crentes diante das dificuldades cheguei à conclusão de que a grande maioria deles não sabem lidar com as lutas. Estranhamente alguns irmãos em Cristo agem como se algumas coisas nunca pudessem acontecer com eles, e não são poucos os que entram em crise por causa disso. Para isso basta um diagnóstico contrário de um exame, o desemprego, a perda de um ente querido, uma tragédia, e pronto, a fé desmorona. A partir daí uma série de “porquês” são endereçados aos céus cobrando uma resposta, que na grande maioria das vezes não vem.
Meu posicionamento aqui não é a de um super crente, até porque, sendo bem sincero, acho que me incluo entre esses que tem dificuldade de lidar com certas realidades da vida, mesmo sabendo que Jesus não enganou ninguém. Ele disse “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo”.Jo.16:33. Pois bem, Cristo disse isso, mas parece que nós não levamos a sério e vivemos como estivéssemos em um parque de diversões, achando que pelo fato de sermos filhos de Deus estamos isentos de todo tipo de sofrimento. E como poderia ser diferente se a pregação da moda é vitória, conquista, prosperidade e coisas semelhantes.
Na verdade acho que os ímpios lidam melhor com algumas situações da vida do que alguns crentes e acho que tenho uma teoria para isso.
Quando abrimos a Bíblia encontramos nela um Deus bom, amoroso, cuidado, protetor. Então quando nos deparamos com algumas circunstâncias da vida a nossa realidade se confronta com o que a Palavra diz, gerando uma espécie de pane em nossa fé, pois questionamos como um Deus amoroso pode permitir que coisas ruins aconteçam com seus filhos. Parece que a igreja do tempo de Pedro possuía esse mesmo conceito, por isso ele escreveu “queridos amigos, não se assustem nem se admirem quando vocês passarem pelas provas que estão para vir, pois isso não é coisa estranha, nem fora do comum que lhes vai acontecer”. I Pe.4:12. É por isso que crente morre de câncer, pode ficar paraplégico, sofrer de Alzaimer e etc., não estamos isentos. O que acontece é que muitas vezes o crente se encaverna em seus questionamentos e se deprime, pois direciona tudo pra Deus, como se Ele tivesse o poder de livrar, curar, restaurar e tudo mais, e aparentemente não quer fazer isso. Enquanto isso o ímpio que não conhece a Deus, não tem o que questionar e mete a cara na vida, lutando, ralando e superando as próprias dificuldades. É por isso, que muitas vezes os filhos das trevas são mais prudentes que os filhos da luz.
Com isso quero dizer o seguinte:
Em um mundo caído como nosso tudo pode acontecer, tanto o bem, quanto o mal.
Deus não costuma dar muitas explicações, mas ele diz “minha graça te basta”, e se Ele diz que basta, então está dito e ponto final.

Pensem nisso.

Nenhum comentário: