sábado, 5 de abril de 2008

A igreja pode fazer mal



Isso não é nenhuma heresia, vou tentar explicar.
Quando me refiro a igreja não estou me referindo a igreja, corpo místico de Cristo, mas sim, falo da instituição igreja, com seus costumes, tradições, cultura e etc.
A igreja pode fazer mal quando ensina, ainda que involuntariamente, que a vida só gira e acontece em torno da própria igreja e seus ministérios. E quantos dedicam sua vida, seu tempo, sua energia dentro daquele mundinho eclesiástico. A igreja instituição passa a ser o centro do universo onde muitos buscam sua realização pessoal tentando alcançar os mais altos níveis dentro dela, tudo em nome do status, da fama e do poder que ela pode proporcionar, não é de hoje que essas motivações impulsionam os homens e isso pode acontecer em todos os lugares, em qualquer comunidade, e porque não na igreja?
A igreja pode ser prejudicial quando ela vira palco, tablado para exibição de talentos. Para se mostrar quem canta mais, quem ora mais, quem profetiza mais, quem prega mais e assim por diante. Tudo isso em nome da vaidade e do egocentrismo, onde a glória de Deus não passa nem perto, apesar das pessoas nunca deixarem de dizer que tudo é para Ele, nem que seja da boca pra fora.
A igreja pode fazer mal quando ela nos faz pensar que pelo fato de sermos crentes somos melhores do que os outros e em nome de uma santidade que não tem nada a ver com que Cristo ensinou nos obriga a nos afastarmos das pessoas que não são crentes. Porque afinal de contas eles são ímpios e não podemos nos contaminar. Assim alguns vivem em total isolamento, mesmo cercado por pessoas no trabalho, na faculdade, no curso e etc., vivendo desse jeito pode-se até obter um sentimento de pseudo-santidade, mas também não se influencia ninguém e o evangelho também não é anunciado, pois esse evangelho de Jesus é um convite à vivência e não ao isolamento.
A igreja pode fazer mal quando ela ensina que tudo na vida se resolve espiritualmente. Quando ensinamos que para ter uma vida próspera basta ser dizimista, ou então, basta crer, ter fé e confiar. É claro que esses elementos fazem parte da vida cristã, mas essa não é toda verdade. Existe uma lei de colheita e semeadura. Essa semeadura fala de esforço, trabalho, estudo, dedicação, em fim, a parte que nos cabe. Falo isso porque vejo muita gente esperando tudo cair do céu enquanto ficam de braços cruzados.
A igreja pode fazer mal quando ela dá mais poder ao diabo do que ele realmente tem e culpa a ele por tudo de ruim que acontece em nossa vida sem levar em conta a soberania de Deus, fatores naturais e nossas próprias decisões e escolhas que sem dúvida produzirão frutos bons ou ruins dependendo da semente que plantamos. O diabo não deve ser ignorado, mas de forma alguma deve ser super estimado, pois ele não é independente, e para tocar em um crente fiel ele precisa pedir a “benção” ao Senhor.
A igreja pode fazer mal quando invalida a cruz de Cristo pregando que se queremos receber alguma coisa do Senhor temos que nos sacrificar. Esse sacrifício pode ser uma quantia em dinheiro, pode ser desgastar-se em algum ministério ou trabalho na igreja, pode ser o ingresso em campanhas de oração e jejum e etc. Tudo isso é muito bom de ser praticado quando é feito espontaneamente, desinteressado, por amor, e não como instrumento de troca e negociação com Deus. Além disso, o que de mais precioso poderíamos receber de Deus, nós já recebemos. Nossa salvação em Cristo, as demais coisas vêm no pacote. Rm.8:32.
A igreja pode fazer mal quando só ensina legalismos e proibições gerando pessoas reprimidas e neuróticas a respeito do pecado. Não toque. Não faça. Não manuseie. Regras que como disse Paulo, “tem aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não tem valor nenhum para refrear os impulsos da carne”. Cl.2:23, quando na verdade o evangelho é simples, é seguir a verdade em amor, é amar o próximo como a si mesmo, é fazer aos outros o que desejamos a nós mesmos. O resto é o resto.
É claro que essa não é a realidade de todas as igrejas, mas esse texto representa o quadro de muitos lugares por aí.

Pense Nisso!

Nenhum comentário: