terça-feira, 8 de abril de 2008

Para quem acha que é mal pago


Talvez onze entre dez pessoas acham que são mal remuneradas. Tudo bem que a comparação foi um pouco exagerada, mas a grande verdade é que a maioria das pessoas vivem insatisfeitas com o que vêem no contra cheque no final do mês. Mas será que realmente elas ganham pouco?
Antes de respondermos a essa questão ou reclamarmos do nosso salário devemos considerar alguns pontos importantes:
1) É bom lembrarmos que mesmo que seja pouco o que recebemos no final do mês, tem muita gente querendo ganhar o que ganhamos.
Existem pessoas desempregadas há tanto tempo que aceitariam qualquer coisa, até enxugar gelo, nem que fosse para ganhar meio salário mínimo, sem falar que esse negocio de reclamar não agrada nada a Deus.
2) Antes de reclamar do salário se pergunte quantas pessoas em sua empresa sabe fazer o que você faz e qual é o grau de complexidade do seu trabalho?
Se seu trabalho pode ser feito por qualquer um, ou quando sai de férias você só leva um dia ou alguns minutos para explicar seu serviço para alguém que nunca o fez, então levante as mãos e glorifique a Deus todos os dias, apenas pelo simples fato de estar empregado.
3) Tudo bem, em seu trabalho só você sabe fazer o que você faz, e não é tão simples assim ensinar o que você faz para outra pessoa. Mesmo assim se pergunte. Se me mandarem embora, seu eu pedir demissão, ficar doente ou acontecer alguma coisa que me impeça de trabalhar, será fácil para a empresa encontrar no mercado um profissional para me substituir?
Digo isso porque nós valemos o equivalente ao que há de escasso no mercado. Por exemplo. Por diversas vezes o Real Madrid manifestou o desejo de tirar o Kaká do Milan, mas o time italiano disse que não quer nem conversa. O jogador brasileiro é inegociável. Porque o time Espanhol quer Kaká? Porque o Milan não quer vender? A resposta. Poucos jogadores no mundo são tão bons ou fazem o que ele faz. Será que ele ganha pouco? Não, pelo contrário, ele ganha muito bem por isso.
Então acredite. Se ao sair de uma empresa você pode ser substituído rapidamente e facilmente esteja satisfeito com o que você recebe no final do mês, você ganha muito bem.
4) Por último pergunte-se o quanto o seu trabalho agrega valor à empresa.
Seu trabalho traz alguma receita para a empresa? Promove alguma vantagem em relação aos concorrentes? Ajuda a atrair ou manter clientes? Faz sobressair a imagem da empresa de forma positiva?
Um Office boy, um auxiliar administrativo, uma auxiliar de serviços gerais, por mais úteis que sejam, não podem reclamar que ganham menos que um vendedor, um diretor de marketing ou um contador. Não é menosprezo aos profissionais, é apenas uma questão de associação de valor.
Se depois de considerar esses pontos e responder sinceramente as questões que levantamos você ainda achar que ganha mal, você tem todo o direito de negociar um aumento de salário, mas se não for esse seu caso faça de tudo para seu chefe não perceber que você não faz falta.

Esse assunto também é espiritual.

Pense nisso!

Nenhum comentário: