sexta-feira, 25 de julho de 2008

Estou em Cristo

Estive lembrando esses dias de uma expressão muito forte, que se repete inúmeras vezes no Novo Testamento, principalmente na Epístola aos Efésios. Falo da expressão "em Cristo".

Porque digo que ela é forte? Por exemplo. Quando alguém pergunta "onde você está?" e sua resposta é "estou em casa", isso faz referência ao lugar onde você está. Isto é, você está em casa, mas não do lado de fora dela, em cima da laje ou no telhado. Você está dentro dela.

Essa é justamente a minha reflexão a respeito de nosso posicionamento espiritual. Antes de conhecermos a Jesus estávamos longe, distantes, perdidos com relação a Deus, mas agora que o encontramos, ou antes, fomos encontrados por Ele já não estamos mais nessa condição. Hoje quando nos perguntam onde estamos podemos responder com toda segurança "Estamos em Cristo". Não do lado de fora, mas dentro Dele. Estando dentro dele se pensa como Ele, se fala como Ele, se sente como Ele, se age como Ele e se vê como ele , pois já não estamos pensando com a nossa mente, mas com a mente Dele, nem sentindo com nosso coração, mas com o coração Dele, os olhos já não são os nossos olhos, mas são os olhos de Jesus e nossa boca a boca do Salvador. É por isso, e apenas por isso que Paulo escreve aos Coríntios dizendo que "quem está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo", visto que é impossível estar em Jesus e continuar sendo a mesma pessoa.

Antes estávamos fora de Jesus, agora estamos dentro Dele. Em Jesus existe do um mundo, um universo, um infinito a ser vivido. Em Jesus eu tenho a liberdade de me perder dentro dele sem a preocupação de me encontrar. Perdido em Jesus estou salvo, seguro, feliz e realizado. Em Jesus o diabo não me toca, pois para tocar em mim terá que tocar em Jesus, terá de me arrancar de dentro Dele e esse poder ele não tem. É por isso que João escreve que "aquele que nascido de Deus, não vive na prática do pecado, antes se conserva a si mesmo e o maligno não lhe toca". Nossa segurança é que estando em Jesus, só quem está dentro tem o poder de sair. É o livre arbítrio quem garante. Em Jesus a maçaneta só existe do lado de dentro.

Dentro de Cristo estamos assentados em lugares celestiais, em posição de autoridade, por isso o mundo espiritual nos respeita. Não porque freqüentamos uma igreja ou porque somos evangélicos, mas porque estamos em Cristo. Em Cristo reinamos em vida. Em Cristo, como ele morremos e ressuscitamos. Em Cristo fomos crucificados, por isso o pecado já não tem domínio sobre nós. É por estarmos em Cristo que podemos ter bom ânimo para viver, pois Ele é aquele que diz "Eu venci o mundo".

Pense nisso.

Nenhum comentário: