quinta-feira, 31 de julho de 2008

O caminho inverso

Ao contrário do que muita gente pensa, os discípulos que Jesus chamou para o seguir não eram pessoas desocupadas que não tinham nenhuma outra opção na vida. Eles não aceitaram seguir a Cristo porque um dia pensaram “Se nada mais der certo na minha vida eu viro apóstolo”, e como não deu eles escolheram fazer parte do ministério de Jesus. Nada disso.
A Bíblia nos relata que esses homens a quem Jesus chamou eram pessoas que poderiam seguir seus próprios caminhos, que poderiam tocar suas vidas normalmente e serem bem sucedidas em termos materiais, como alguns deles eram. Poderiam viver uma vida tranqüila e sem preocupações. Por exemplo. Pedro não era rico, mas também não era miserável. Ele e seu irmão André eram pescadores autônomos, tinham seu próprio negócio. João e Tiago, os filhos do trovão, eram filhos de um empresário do ramo da pesca, eles possuíam barcos e empregados ao seu serviço. Levi (Mateus), trabalhava na coletoria, era funcionário público, quem sabe seria hoje um auditor fiscal da receita ganhando seus nove mil e uns quebrados. Lucas não fazia parte dos doze, mas também seguia a Cristo, ele era médico, bem formado poderia ganhar muito dinheiro exercendo seu ofício. O que há em comum entre eles? Todos eles largaram tudo para seguirem a Cristo. Pedro pendurou as redes, Tiago e João desistiram dos seus negócios, Levi largou o emprego público e Lucas fechou o consultório, se é que ele possuía um.
A grande questão é a seguinte. Será que estamos buscando fazer o caminho inverso que eles fizeram?
Esses homens, a quem citei, abriram mão de tudo que a maioria de nós está buscando. Eles abriram mão do que era material por causa de um propósito maior. Quantos não estão em busca do próprio negócio, da estabilidade de um emprego público, de uma formação que possa proporcionar uma vida tranqüila e sem preocupações? Esses que seguiram a Jesus deixaram tudo isso, talvez querendo nos ensinar que existe um motivo maior para existir, ao invés de satisfazermos nossos próprios desejos. Não estou dizendo para deixarmos de sonhar com essas coisas, mas com certeza devemos ter em nossa mente que nenhum outro projeto de vida é maior do que seguir a Jesus e às vezes para seguí-lo, para realizarmos o sonho que Ele sonhou para nós é necessário estar desprendido de todo tipo de valor e tesouro terrestre. Você está disposto?
Quanto a mim, eu peço. “Oh Senhor, dá-me graça”.

“E deixando ele(Mateus) tudo, levantou-se e o seguiu”.Lc.5:28.

Pense nisso!

Nenhum comentário: