quarta-feira, 11 de março de 2009

Porque Deus criou o homem?


Pastores já foram indagados, professores de EBD já foram questionados, teólogos já foram sabatinados, mas a resposta parece não ser convincente. Não é difícil encontrar pessoas com a resposta na ponta da língua. Deus criou o homem para louvor da sua glória. Muito legal isso! Talvez essa afirmação satisfaça muita gente, não eu, e quem sabe nem a você. O problema é que essa explicação é muito simplista e pessoas reflexivas demais não se deixam convencer por esse tipo de resposta. É claro que isso é uma faca de dois legumes, ou dois gumes, como queiram, porque se por um lado pessoas com esse perfil buscam sempre mais clareza, mais profundidade e mais discernimento, por outro essas mesmas pessoas costumam complicar o que é simples, mas mesmo assim elas não conseguem se privar de pensar em outras hipóteses. Como eu sou um desses, convido você a pensar junto comigo.
Deus criou o homem para louvor da sua glória? Será que os anjos não faziam bem esse papel? Sem dúvida eles fazem isso bem melhor que nós. E o que dizer de um Deus que gosta de ser bajulado? Que necessita que criaturas limitadas como nós estejam adorando a Ele em todo tempo massageando seu ego? Será esse mesmo o nosso Deus? Acredito que não.
Então porque Deus criou o homem?
Estive viajando numa maionese espiritual com uma amiga sobre esse assunto e acho que tivemos uma revelação sobre isso. Bom, se não foi uma revelação, no mínimo acho que foi um pensamento bem legal. Pense comigo.
A Bíblia diz que a essência de Deus é o amor. Então, Deus é amor. Concorda? Só que o amor tem algumas peculiaridades, como por exemplo. O amor que se contenta em ser apenas para si não é amor. Amor que é amor deve ser direcionado, pois quando o amor se torna um fim em si mesmo ele deixa de ser amor e se torna egoísmo. Encontramos o amor expresso na Bíblia em três dimensões. Devo amar a Deus sobre todas as coisas e meu próximo como a eu mesmo. Então a ordem é a seguinte: Deus, eu e meu próximo. Deus ordenou isso ao homem e Ele mesmo está preso a sua Palavra. Deus nunca nos manda fazer coisas que ele mesmo não faça. Então Deus tem que amar a Deus. E Ele ama, nunca percebi Deus com problema de autoestima nos versículos da Bíblia. Mas Deus também deve amar ao próximo como a si mesmo, pois se amasse apenas a si mesmo sua essência não seria amor, mas sim egoísmo. O amor sempre quer se dar, se fazer notado, conhecido. Então Deus, como é amor, sente necessidade de mostrar quem ele é, creio que por isso ele decide criar o homem. Ao fazer isso Deus cumpre aquilo que ele mesmo nos recomendou a respeito de amar ao próximo. E quem seria o próximo de Deus? Não seríamos nós, pessoas formadas a sua própria imagem e semelhança?
Concluindo. Creio que Deus criou o homem porque Ele amor. Apenas por isso! E eu que critiquei tanto respostas simplistas acabei por formular uma, mas pelo menos argumentei. Pode ser uma viagem o que escrevi, mas como disse antes, eu achei bem legal.
Pense nisso!

77 comentários:

Toscano disse...

Ei, e os anjos? Vc mesmo argumentou o fato deles poderem ser suficientes para glorificar a Deus. Pq não seriam úteis tb para que Ele os amasse e pronto?

Unknown disse...

conselho pra vc...

quando for se referir a Deus. faça com extremo respeito and temor...,

nas suas palavras...

...Deus que gosta de ser bajulado? ...

...massageando seu ego? ...


ele é DEUS..., não o trate como se fosse um humano pecador, tenha mais respeito com o senhor do senhores...

PS.
o sabio aceita a repreensão.

PS.2.

Que Deus lhe dê em dobro tudo o que desejares pra mim...

otimo 2010 irmão...

Anônimo disse...

"DEUS" CRIOU O HOMEM PARA LOUVOR DA SUA GLÓRIA, MAS "DEUS" NUNCA OBRIGOU O HOMEM FAZER TAL COISA
"ELE" QUER QUE ISSO SEJA ESPONTANEO QUE SEJA DA NOSSA VONTADE POR ISSO QUE "DEUS" CRIOU
ALGUEM QUE TENHA LIVRE ESCOLHA DE ADORAR OU NÃO A SUA PESSOA.
O ARGUMENTO É:
NINGUEM QUER SER AMADO POR OBRIGAÇÃO NEM EU NEM VOCE QUANTO MAIS "DEUS".

Pensativo disse...

gostei, e discordo desses que criticaram, afinal somos humanos, seres racionais, e questionar é preciso para o crescimento intelectual quanto espiritual. Beijão, paz e luz.

DANIEL MAXWELL disse...

Cara, eu posso dizer que essa sua resposta é simplesmente fantástica. Nunca li algo tão convincente e, posso dizer também, real. Enquanto hoje em dia Teólogos puxam Deus para si, satisfazendo seu proprio ego com palavras que vem não por inspiração, mas pela sua própria mente, esquecemos que DEUS é mais que uma pregação, mais que alguem sentado num trono, mais que a VIDA. Ele é eterno, e por ser eternidade, ele precisa sempre ter alguém a quem amar. "Só os anjos ja não eram suficientes?"

O amor de Deus é incomensurável. Por mais que ele ame, nunca vai ser 'suficiente', nunca vai se findar.

Gostei do Texto.
Agradeço a Deus por ter revelado isso a vc.

Daniel Seixas disse...

Gostei muito da sua argumentação!
Provavelmente a melhor explicação que tive até agora.
Tenho tido esse tipo de questionamento.
Seu blog foi de grande ajuda!
Se sigamos pensando e não aceitando as coisas prontas.

Fé que pensa
Ciência que crê

Pr. Alexandre Nascimento disse...

O amor não busca seus próprios interesses, disse Paulo. Partindo deste princípio, notamos que o amor não pode fazer algo visando algum tipo de reconhecimento. Deus não nos criou para ser reconhecido, Ele não precisa disto. A expressão:...Louvor da sua glória..., encontrada em Ef1:12, não é, de forma alguma, uma referência ao prazer que o Criador, supostamente, desfruta em nós. O texto é claro em dizer que ... "a sua glória" será louvada, não Ele. Na verdade, é uma outra forma de declarar que, o poder e a glória de Deus são reconhecidos inevitavelmente por todos os seres criados, ainda mais depois de tão grande amor demonstrado pelo grande Deus do universo. O amor de Deus é insondável. Não se pode conferir metragens ou definições a ele. Todavia, podemos desfrutar de tal amor que nos é dado, sem medidas, por meio de Cristo.
As expressões sobre a glória de Deus foram dadas, em sua maioria, por hor homens que refletiram sobre as obras das mãos do Senhor. No entanto, Ele sabe, quem é. Todos nós possuímos uma glória intríseca. Cada criação têm um nível de glória reconhecida(1Co 15:40,41). Mas, a glória de Deus é a causa de todas as demais glórias encontradas no universo.
Para encerrar minha opinião, digo que, acredito piamente, que Deus não vive buscando medir a sua glória ou preocupado em perdê-la, como se isso fosse possível,mas que, como um ser eterno, incomparável, imutável, pensante, resolveu dar a outros uma oportunidade de existirem, de pensarem, de se alegrarem, de amarem, para no fim de todas estas mesmas coisas, juntamente reconhecerem, o quanto é bom existir!

Nós vemos a Sua glória, Ele vê possíveis amigos.

Paz a todos!

Pr. Alexandre Nascimento

luciano disse...

vcs ñ entenderam o irmão.
ainda ñ sei o q/ pensar sobre o assunto.
sei q/ adoro a Deus incondicionalmente.
ñ julguem o irmão p/ ñ serem julgados.
a paz p/ tds.

Wilson disse...

Esta sua inspiração foi demais...Entrei buscando uma resposta para algumas questões e encontrei uma excelente explicação no seu post...Acredito que realmente tenha sido uma revelação...e não só a você, mas também a outros que buscam uma resposta a esta questão fundamental. Legal!!

paticg disse...

gostei muito sobre a sua teoria , mas acredito que seja verdadeira e essas pessoas que criticam , não deve conhecer a essência de Deus, e vc foi inspirado pelo espirito santo. hoje mesmo me perguntaram sobre porque Deus fez o homem e a unica resposta que eu tive no momento de dor e perda foi que Deus nos fez para adora-lo e a pessoa diss: então Ele é igoista, fiquei perplexa ,mas naquele momento de dor não tinha muito o que falar, mas agora assim que eu tiver oportunidade já sei o que vou falar a sua resposta é maravilhosa. obrigado e que Deus abençoe.

Anônimo disse...

amigo Deus não esta limitado ao tempo nem ao espaço tão pouco às leis, a lei foi feita para os homens!!!!

Nathália disse...

Perfeito texto! Agradeço a Deus por sua vida, e por sua sabedoria. Eu já havia pensado no ser humano como fruto da criação do amor de Deus, porém, nunca conseguiria colocar em tão adequadas palavras. Eu sou muito questionadora, muito critica, nunca me convenço com as respostas simples, como por exemplo, de sermos criados para adorar a Deus, porém, esta sua resposta, é a mais simples e a mais explicativa pra mim! É simplesmente perfeita. Não tenho palavras para descrever.

JVCMM disse...

Eu também acredito nisso, mas, acredito também que Deus nós fez testemunhas entre ele e os anjos, como assim: Luzifer(o diabo), primeiro disse que se os outros anjos se afastaçem de Deus e eles poderiam ser como o próprio Senhor e tambem abriu uma questão no céu (q por sinal foi muito interessante), ele achava q Deus nao era respeitado pelo seu amor as suas criações e sim q ele era respeitado pelos anjos pelo medo(Deus, o Todo-Poderosos poderia fazer um deles desaparecer só com o pensamento,,), então (eu acho) q Deus nos criou para sermos testemunhas do seu amor,, ou seja, Ele criou um ser neutro, q nao estava envolvido nisso tudo para serem testemunhas do se amor e dos anjos caídos é claro aqueles q merecerem isso,"por acaso não são os santos q hão de julgar os anjo", isso é o q eu acho.
Fiquem com Deus!!! Ate mais..

Anônimo disse...

João 3:16 Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.

João 3:17 Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.

João 3:18 - Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus.

João 3:19 E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau.

So memso Deus para dar seu filho por mim e por vc por um preço tão alto.

Shalom,

Nailine Oliveira disse...

Bom... achei ótima sua conclusão sobre a criação do homem... Há dias estou procurando uma resposta, pois um colega me questionou isso e ainda disse que não precisa do amor de Deus, Deus é que precisa do amor dele. Fiquei horrorizada e sem saber o que dizer. Debati com ele vários minutos sobre várias coisas e mostrei muitas coisas na biblia e nas situações da vida dele, mas depois que ele me questionou sobre a criação do homem, eu fiquei sem resposta. Agradeço por ter aberto minha mente. Sei que foi Deus quem te usou, não só para mim, mas para muita gente aqui. Parabens pela postagem e a Paz do Senhor!!!

Anônimo disse...

Os anjos já sabem o tamanho da glória de Deus. Deus quer que alguém (nós) que não saiba creia, cegamente, tao somente creia em algo que não se vê.
Deus enviaria os anjos para nos dizer sobre a glória dos céus, mas, se nós recusássemos, os anjos cortariam nossa cabeça. Pois eles nao entenderiam o pq nao aceitar essa glória abundante.
É triste ver alguém que não entende algo e joga isso no ventilador, alimentando ainda mais pessoas que tbem nao entendem.
O Ateu fala mais em Deus do que o próprio cristão. Saiba que isso não chama a tenção de Deus, o único modo de chamar a atenção de Deus se chama "meios de graças". Jeitos, subterfúgios de chamar para sí a graça de Deus. Buscando e não reclamando. Todo ateu reclama, mas não se dispõe a seguir, a renegar a si e seguir a Deus.

elcio.nasc@hot

Renata disse...

Bom, eu acho que Deus criou o homem para desfrutar da beleza da vida, experimentar respirar, ver, comer, pensar, sonhar...chorar, sorrir, ser mãe..é lindo! e aí é impossível não louvar ao Senhor pela beleza das cores, das plantas, pela engenhosidade do corpo humano..Deus nos ama muito e quis nos presentear com a vida...e ainda nos deu a bíblia, se nos a seguirmos não teremos tantos problemas, mas o homem quer viver segundo suas leis e sabedoria e como conseguencia vem o fracasso e aí culpa a Deus por suas escolhas erradas, por sua má conduta...vamos experimentar viver a vida segundo a vontade de Deus..pois a vontade Dele é boa, perfeita e agradável.

Unknown disse...

Querido irmão, dizer que fomos criados para a glória e o louvor de Deus não é uma resposta simplista. É uma resposta bíblica. Ef 1.12 diz: "com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo". As escrituras afirmam isso. Independentemente do que venhamos entender é isso que a Bíblia diz. O que significa então o homem ter sido criado para o louvor de sua glória? É aqui que se encontra a dificuldade. Quem foi que disse que o homem sendo criado para glória de Deus só pode ser entendido como Deus sendo um ser carente e necessitado? Nesta relação pode perfeitamente implicar que o homem só se realiza sendo aquilo para o qual Deus o criou. Portanto, está em jogo aí não exatamente a realização de Deus. Quando o homem foi criado ele não foi criado como um objeto para a realização de Deus, mas esse homem também se realiza como ser na relação com Deus. Se Deus o tivesse criado por necessidade ele não seria perfeito, mas um ser carente e imperfeito e, portanto não faria jus ao título de Deus (as razões são outras que podem muito bem nunca ser completamente entendidas pelo homem neste estágio da vida). Quando o homem entende que existe para a glória e louvor de Deus, ele se realiza como ser humano, ou seja, louvar a Deus pode muito bem ser entendido não como uma "bajulação" a um Deus "egoísta" porque o ser do homem se realiza quando cumpre o propósito para o qual foi criado. Gostaria de considerar também a afirmação acerca do amor. O amor tem fim em si mesmo e é, por isso, que ele é tão sublime. Uma virtude que não tem fim em si mesmo é inferior àquela que o tem. Por exemplo, a sinceridade é uma virtude maravilhosa, mas ser sincero simplesmente por ser sincero, pode até ser uma coisa ruim, você pode até prejudicar alguém. No entanto, se você tiver amor você vai ser sincero de uma maneira que considere a pessoa, o momento e a forma de agir com sinceridade. Logo, a sinceridade é uma virtude que pode ser utilizada como meio para se alcançar um objetivo superior. Já no que diz respeito ao amor, não. O amor não pode ser utilizado como meio para se alcançar qualquer outra coisa. O amor tem fim em si mesmo. Ninguém ama com interesses! Quem ama, ama por amar. Aleluia! Mesmo que Deus não houvesse criado nada ele seria o Deus de amor. Amar a si mesmo não seria egoísmo para ele, uma vez que não existindo outro como poderíamos acusá-lo de ser “egoísta” se só existia ele mesmo? O egoísmo só se caracteriza em relação ao outro, se não tem um outro como alguém pode ser acusado de só pensar em si? Da mesma forma como alguém pode ser altruísta se não existe um outro para se exercer a filantropia? Desta forma Deus não depende de outro para amar, porque amor para ele não é carência, é plenitude, é perfeição. Lembre-se de uma coisa que é muito importante. O homem não se explica por si mesmo, mas depende completamente de Deus para ser entendido. Todavia, Deus não precisa de nada externo para que seja entendido, ele é um ser que é fundamento de si mesmo e se auto-explica. Nós precisamos fazer alusão a ele pra entendermos tudo e a nós mesmos, mas não devemos achar que ele precise de algo fora dele mesmo. Ele si basta. Achar que ele criou por necessidade é acusá-lo de imperfeição. No entanto, não existe nada que contradiga que ele nos criou por outras razões que nós podemos muito bem não entende no momento. A Bíblia, porém diz que ele nos criou com o fim de sermos para o louvor de sua glória.

Rodrigo lima disse...

muito bom !! vc tirou uma grande duvida minha !!
E não ligue para pessoas que criticam pq pessoas que criticam não tem capacidade de responder !!
eu creio que para essa pergunta tenha uma resposta mais complexa!!
mas essa resposta simples pode tirar grandes duvidas e responder muitas perguntas !! Que DEUS continue te abençõando !!

((PLAY SOM ESTÚDIO)) A NOSSA GRAVADORA.... disse...

DEUS NÃO SUJEITOU A ANJOS O MUNDO Q HA DER VIR, MAIS HOMENS,, ENTÃO, DEUS CRIOU O HOMEM P REINAR NO MUNDO Q A DE VIR. E HOJE ESTAMOS SENDO APERFEIÇOADOS P ISSO, NOS TONAR FILHOS MADUROS. HEB, 2:5-8

Taliny Ribeiro disse...

Gostei, foi uma boa reflexão! Mas concordo com o oloko, p/ falar de Deus vc deve evitar gírias "viajando na maionese"... Ter mais respeito e temor...

Cassia disse...

Concordo com Pay Som e a base biblica é perfeita , Deus criou o homem, para além de expressá-lo no mundo atual, também governar o mundo que há de vir,atualmente estamos sendo aperfeiçoados, para isso o Senhor nos deu a igreja. Jesus é o Senhor!!

Unknown disse...

Gostei muito da teoria do amigo, e creio que Deus é amor. Se não fosse, não daria seu Filho Jesus para morrer por nós para perdão de nossos pecados. No entanto até este gesto de amor foi nos dado como uma livre escolha, pois podemos aceitar ou não seu sacrífio. E isso para mim talvez seja o mais nobre em Deus, nos permitir escolhê-Lo ou não.

Anônimo disse...

Faço esse questionamento também, penso da mesma maneira, achei interessante sua linha de raciocínio, porém nao fui convencida ainda do porquê de nossa existencia se somos seres que, além de tudo, ainda precisa de salvaçao.

pastor Antonio disse...

só o fato de saber que Jesus Cristo o unico filho de Deus,Ele permitiu que fosse sacrificado na cruz por nós,acho que é o suficiente para adorarmos,louva-lo,ama-lo com todo o nosso ser e nos preocuparmos em pregar o evangelho,essa tem que ser a prioridade de um verdadeiro evangelista.

Amanda disse...

Pois é, gostei da sua teoria, pq vira e mexe me pergunto: Deus num tinha nada mais importante pra fazer do que criar um monte de gente, as quais, muitas, ele deixa viver nessa angústia e sofrimento?!!! Tá, nós pagamos pelos pecados cometidos ainda por Adão e eva (coisa mais ilógica que já ouvi na vida)... Mas, e Daí? Se Deus é amor, quer amor, ele não podia ter criado um mundo de amor e só de amor?! sem uma "árvore da tentação no meio do paraíso?" Esse Deus é, ao meu ver, perverso. muito perverso.

Anônimo disse...

Amigo, muito válida sua iniciativa, preocupa-se com o assunto. Sendo Deus Onipotente, significa também que é Criação, ELE criou o Mundo que conhecemos e muito outros, ao criar o Homem para habitar uma das suas mais lindas Obras, que é o planeta Terra, ELE determinou que suas criaturas fossem perfeitas, dignas de serem consideradas TEUS FILHOS, falta muito mas vamos "chegar lá".
Obs: Perdoa oloko aí em cima, é um bobalhão qualquer metido a dar conselhos.

Anônimo disse...

SE DEUS É ONICIÉNTE ,ONIPRESENTE E ONINÃOSEI O QUE ,SE ELE SABIA DE ANTEMÃO DO QUE IA ACONTECER,PORQUE NÃO EMPEDIU OHOMEN DE PECAR OU DIABO SE REBELAR E DINOSSAUROS EXISTIRAM ISSO E FATO NÃO UMA COBRA QUE FALA

Anônimo disse...

pauloluiz412@hotmail.com

Humanos X planeta terra.
Dizem ás religiões que Deus criou o homem para habitar a terra. Penso o seguinte, se Deus existir realmente ele não criaria algo tão pernicioso para destruir a sua obra prima que é este planeta.
Porque penso assim, é só observarmos as belezas naturais, como a flora e a fauna vejam quanta beleza e equilíbrio existe em todo o sistema. Rios caudalosos, florestas exuberantes, montanhas de raras belezas, veja os animais vivendo no mais perfeito equilíbrio.
Pergunto, por que Deus criaria o homem em um lugar tão equilibrado e cheio de paz, não há nenhum sentido prático nisso, acho que nós humanos somos intrusos neste paraíso, estamos aqui para deturpar a estabilidade deste reino maravilhoso.
Veja, estamos destruindo florestas, poluindo rios, mares e oceanos, estamos desequilibrando a vida animal, estamos destruindo a camada de ozônio que protege o planeta dos raios ultra violeta.
Vocês acreditam que alguém criaria um planeta com tanta beleza, e posteriormente colocaria neste paraíso um destruidor sem escrúpulos como nós! Com toda certeza, fomos criados pela evolução natural ou somos intrusos, vindo de outro planeta perdido nos confins do universo.
Paulo Luiz Mendonça.

André disse...

Estava a procura de uma resposta para essa pergunta, não creio que Deus criou o homem fruto do seu tédio, ou algo sem sentido, deve haver uma explicação, e a sua foi a mais convincente que encontrei até agora. Agora falta entender porque ele não usou os anjos para ser amados como os humanos, ou porque para os anjos caídos não houve perdão como há para a humanidade.
E ao que se refere ao tratamento de Deus, vi que algumas pessoas ficam irritadas de tratar Deus como uma pessoa normal, sim Ele nunca será uma pessoa normal! mas na pessoa de Jesus se manifestou aqui, destituído da aparencia de Deus, sabemos que ele é Deus mas nos relacionamos no mesmo nível humano... ou será que essas pessoas que tratam Deus com imenso temor e respeito já ultrapassaram esse limite e se tornaram semi-deuses???
É, estou sendo ironico, acho que Ele ainda preza a sinceridade nas relações..

edenilsondejesus@gmail.com disse...

Li todos os comentários acima e o que me chamou a atenção foi os participantes tentando explicar a criação de Deus. As tentativas foram boas. Mas irmãos porque Deus nos fez ninguém sabe e talvez nunca saberá. Esse é o grande mistério de nossa existência. Somos parte de sua criação - é só isso que sabemos. Por que somos parte de sua criação? Não sabemos. Na verdade essa pergunta não deveria nem existir, simplesmente porque não tem resposta. Agora os teólogos arrumam respostas porque muitas vezes seu rebanho quer reposta. Mas não tem resposta. Ame a Deus com toda sua força. Ame a seu próximo com toda sua força. E as demais coisas serão acrescentadas. Que Ele continue nos abençoando !

Osmar disse...

Olá,pessoal!Em um dia de fúria escrevi isso, http://wwwosmarvalentim.blogspot.com/2010/03/vc-e-uma-cagada.html Que Deus tenha piedade de mim,mas Ela me fez um ser pensante e inteligente.Passados mais de um ano,hj 29/09/11 resolvi perguntar pra um pastor sobre essa dúvida.E ele sem meias palavras disse na lata:Deuteronômio 29:29,essa é sua resposta!
Segue o conselho a todos.

Osmar disse...

Quando disse "Ela,é "Ele",no texto acima.Desculpem o erro de digitação.

Thaymara disse...

Basta saber que Deus te fez porque Ele te AMA. e louva-lo é uma escolha sua.PORÉM SAIBA, Ele lhe deu TUDO o Planeta inteiro e suas exuberâncias,e em troca só pede que você louve-o pela Tua graça e poder.O UNIVERSO INTEIRO louva ao Senhor, todas a estrelas, galáxias, corpos, todos os planetas. Você realmente acha que Ele precisa de nossa adoração ?! Pra satisfazer o ego ?! O Senhor não é como nós que gostamos de nos auto-louvar. Ele nos fez porque nos ama, apesar de nossos erros e defeitos, e adora-lo é só oque ele pede a você !!! ACORDA.DEUS TE AMA. LOUVE-O AME-O.

Anônimo disse...

fpsouza@yahoo.com.br

Resumindo:

DEUS é "AMOR" e fez o homem para compartilhar do seu grande "AMOR" !

Merecedor de toda honra e Glória !

A paz ...

Jand disse...

Bem.. não saber o porque de voce estar aqui vivo me deixa frustrado é como se você fosse adotado por alguma familia e escondessem de voce a sua origem. A necessidade de este grande ser ser tão misterioso assim? Eu receio que não. "O Homem foi criado a imagem e semelhaça Deus" Não entendo o significado dessa frase, mas acho que Deus foi um pouco egoísta de sua parte. Ele criou o homem e a mulher, e eles deveriam viver sobre suas ordens sem questionamento. e o que a tal fruta do bem e do mal que não podia ser comida significa? na minha opinião significa a evolução na forma de pensar do homem que seria o mal da coisa. Imaginem! Se Adão não tivesse comido essa fruta(teoricamente) como estariamos vivendo atualmente? Todos nús? sem poder questionar nada? Vivendo quase que igual os animais ou seres apátiocs.. mas enquanto Stephen Howking não descobre os segredos do universo.. Bem.. prefiro ser como o restante, não fazer questão de questionar isso.. Oobrigado

Anônimo disse...

Faça esta pergunta a Deus.
Ele fala mais com você diretamente do que através de palavras criadas por Homens.

Olhe bem a sua volta, nós andamos em direção oposta a do bem, tudo que rola em nosso mundo é belo, mas nossas ações quase sempre vão contra.

Imagine um mundo perfeito para todos.
Este seria o paraíso certo ?

Pois lhes digo que este mundo é o nosso, quem faz dele o que ele é somos nós.
Não ha limites para esta capacidade. Isso se chama evolução.


Então faço estas perguntas a todos:

O que você sente por alguém que só lhe faz o BEM por toda uma vida?
E o que esta pessoa sente por você?

A resposta e a mesma...

Esta é a unica coisa que todo ser humano deve seguir de verdade. E nosso mundo finalmente se tornara o paraíso.


Talvez Deus tenha nos criado por uma razão Maior coleguinhas.


Para sermos como ele...

gilberto rotilli disse...

voçe nao esta longe da verdade nicodemos...
esta questao tao intrigante para a grande maioria da populaçao mundial de onde vim? para onde vou? quem somos?
porque fui criado?
tem respostas claras nas santas escrituras Deus criou o homem so por uma razao, ter uma familia para conpartir toda a sua gloria o que ele e o que ele tem, o homem foi criado a imagwem (projeçao) semelhança (parecido em capacidades e afeiçao) de Deus fi criado como seu filho.... somos filhos de Deus isto esta por toda a biblia por isto jesus nao se envergonha de nos chamar de irmaos.. somos a familia de Deus os filhos que ele desejou ter.. receba esta verdade e quarde no seu coraçao meu irmao... gilberto frança rotilli poa

NEY SIGNS disse...

DEUS CRIOU O HOMEM POIS ERA AGRADAVEL AO ALTISSIMO OSENHOR DOS EXERCITOS, REIS DOS REIS .
SOMENTE DEUS É DIGNO DE TODO LOUVOR TODA HONRA RE TODA GLORIA.
DEUS CRIOU TUDO QUE HÁ NA TERRA E TENDO VISTO QUE TUDO ERA BOM. DEUS CRIOOU O HOMEM SEGUNDO A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA, POIS ERA AGRADAVEL E BOM PARA DEUS.
EXISTIRMOS PARA FAZER A VONTADE DO PAI, SERVIR-LO DE TODO NOSSO ENTENDIMENTO COM LOUVORES E ADORAÇÃO.
SOMENTE GLORIFACAMOS ADEUS E NOS EXALTEMOS NO SNHOR DEUS TODO PODEROSO.
DEUS SEJA LOUVADO PARA TODO SEMPRE

Anônimo disse...

Quem ama não mata...

Mucia de Oliveira disse...

Irmão Anderson, a palavra diz em Deuteronômio 29:29 que as coisas encobertas pertencem ao Senhor mas que as reveladas pertencem a nós e nossos filhos para sempre. Mas eu como você vim, nao procurar uma resposta, mas entender o amor de Deus. E, mesmo sabendo que, há coisas que só pertencem a Deus, na minha opinião, a tua conclusão, se formos acompanhar o amor de Deus, seria a mais próxima do nosso Pai. Parabéns e que Deus continue te abençoando e que você sempre o procure!

Mucia de Oliveira disse...

Deus criou todos os seres vivos, inclusive você e eu, para Si mesmo. Deus tem um propósito para tudo que criou. Ele nos criou para gozar da conhunhão com Ele (Génesis 3:8; Miquéias 6:8). Mas a amizade com Deus só é possível quando nos tornamos Seus filhos ao receber Jesus Cristo, Seu Filho, como nosso Salvador e Senhor (João 1:12; Efésios 1:4-5). Uma vez que pertençamos a Ele, Deus quer que Lhe sirvamos alegremente (Romanos 12:1-2 ). Vi isso nesse site e achei interessante tbm. http://criancasemissoes.blogspot.com.br/2009/04/por-que-deus-criou-o-homem.html

Anônimo disse...

Viajou Total. Seu argumento está totalmente errado. Revelação??? Aff Vacilou legal. qualquer argumento pobre de um Ateu novato faz cair por terra esse argumento lixo que você formulou.

Anônimo disse...

que tal pensar antes SE deus criou o homem... e nao logo PQ criou...

Giovisk1 disse...

Deus com toda sua sabedoria e amor nos criou perfeitos, a sua imagem e semelhança. Tinhamos tudo a nossa volta para vivermos felizes. Porém, sofremos a tentação do pecado e descobrimos o mal e isso era necessário, pois Deus não é um ditador. Ele queria ser amado pelo nosso livre arbítrio e não por imposição, por isso permitiu que conhecessemos o mal, pra termos como comparar. E agora, já no século 21, temos condições de saber o que é bom de verdade, e que evoluímos para redescobrir a nossa essência de amor, que havíamos deixado para trás, lá na criação!

Anônimo disse...

Imaginem um feixe de luz, sem começo nem fim. Por mais que se procure, não se pode achar o começo ou fim porque o feixe é infinito. Esse feixe ilumina! Tudo quanto se aproxima dele é iluminado, não tem como ele não iluminar, é de sua natureza, é o que ele é! Pra ele parar de iluminar, teria que deixar de existir. Deus é! Ele sempre foi e sempre será! Ele é a origem de tudo e ele é Amor. É sua essência ele não pode deixar de amar, senão deixaria de existir e amando, ele cria, pois tb é a origem de tudo, ele não pode deixar de criar, pois tb deixaria de existir. As coisas surgem dele, pelo fato de ele ser gerador de existência, como a claridade surge da luz, por ela ser geradora de claridade. Nos imaginando, Deus nos amou, então nos criou. Não necessariamente nessa ordem. Nosso entendimento é muito limitado, não temos capacidade de entender porque existem coisas que não sabemos que existem. Como uma onda sonora que não conseguimos escutar inteira, porque nossos ouvidos só tem capacidade de captar parte dela. Para entender isso pesquise sobre a onda sonora do avião. Enfim, não precisamos entender, só viver para a glória de Deus.

Anônimo disse...

DEUS FEZ O HOMEM PRA TER UMA VIDA ETERNA NUM PARAISO O RESTO FOI O H QUE DECIDIU

Anônimo disse...

Nunca parei pra pensar no assunto,mas gostei da sua definiçao e aos que nao concordaram è porque so aceitam respostas prontas a muito tempo.A condiçao que Deus deu ao homem,nao foi dada aos seres celestiais{livre arbitrio].Js:24,15...escolhei hoje a quem sirvais:...Que grande amor è esse?

Anônimo disse...

DE DEUS NINGUÉM ZOMBA. ADORE A DEUS DE TODO O CORAÇÃO,SE DOE A ELE COM O SEU MELHOR E VC COLHERA O QUE PLANTAR.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
agustina colman disse...

DEUS criou o homén, pra expresalo na terra....Não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando; antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos] (Hb 2:5-7).
Gn 1:28; 1 Pe 1:7..Esse anjo foi, pouco a pouco, galgando posições hierárquicas mais altas, creditando seu sucesso à sua própria capacidade. Na verdade, suas competências lhe foram concedidas por Deus, mas ele não reconhecia isso e começou a orgulhar-se. Com o orgulho, veio a ambição e, com ela, o desejo de subir mais e mais.

Lúcifer chegou ao posto de maioral dos arcanjos, mas ainda não estava satisfeito e quis ser igual a Deus. O SENHOR não tolerou isso e o atirou para a terra; a partir daí, Lúcifer passou a ser conhecido como Satanás, o adversário de Deus. Por causa de Satanás, a terra se tornou caótica, sem forma e vazia.

Uma vez na terra, Satanás usurpou-a totalmente para si,Deus não permitirá que o caos instalado após a rebelião de Lúcifer permaneça para sempre. Ele criou o homem a fim de entregar-lhe o mundo que há de vir.

O homem foi criado de maneira especial, à imagem e semelhança de Deus, que o formou a partir do barro, do pó da terra. A terra surgiu no terceiro dia da criação, quando a porção seca emergiu das águas de morte. Esse dia se refere ao Filho, que ressuscitou ao terceiro dia.Hebreus 2:5 afirma que o mundo que há de vir não estará sujeito aos anjos, mas àquele que é, por um pouco, menor que os anjos. Em outras palavras, ainda não podemos governar sobre o mundo vindouro, porque nos falta crescer na vida divina que recebemos ao ser regenerados. Mas chegará o dia em que o homem criado do barro e maduro pelo trabalhar do próprio Deus receberá louvor, glória e honra (1 Pe 1:7). Quando isso acontecer, Deus lhe sujeitará todas as coisas (Hb 2:8). Aleluia!...DEUS CRIOU O HOMÉN PARA EXPRESSALO NA TERRA, E GOVERNAR JUNTAMENTE COM CRISTO O MUNDO QUE Á DE VIR!!.. A NOVA JERUSALÉM!!..

Anônimo disse...

Mannow é incrível como tem pessoas que, sei lá, copiam o que os outros falam, são tipo "Kakashi's do mundo cristão" se é que vc me entende... as vezes temos que falar de uma maneira que as pessoas venham a entender direto e reto sem rodeio e sobre tratar Deus com respeito ou sem respeito, Ele na sua Onisciência sabe do seu coração... agora o texto ficou ótimo e simples.
Abç guerreiro.

Anônimo disse...

Tem um líder religioso que tem na ponta da linguá a frase :
"o Homem não vale nada, Deus não precisa do Homem, o homem não preta,"
Divesas pregações ele disse o refrão daquela musica da BANDA CALCINHA PRETA: "você não vale nada mas eu gosto de você".Querendo ele dizer que nós precisamos de Deus e Deus não precisa de nós.
Oque você acham disso???

TCs. disse...

Porém não vos tem dado o SENHOR um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje.
Deuteronômio 29:4

As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
Deuteronômio 29:29

Anônimo disse...

Anderson,parabéns pela questão e pela resposta.Acredito que Deus não se ofende com essa e outras questãos ao Seu respeito por nos ter criado como seres pensantes,doutro modo,assim não nos teria feito.A minha humilde opinião é a seguinte:de fato,Deus nos criou como resultado do Seu amor,mas,não porque sentia a nessecidade de expressá-lo.Ele é pleno em si mesmo.Como Deus-Triuno(Pai,Filho e Espírito Santo),poderia se relacionar Consigo mesmo em amor perfeitamente,sem ter criado o ser humano necessariamente.Portanto,Deus nos criou porque a nossa própria existência é uma expressão do Seu amor,não porque Ele precisava expressá-lo.Alguém pode até se imaginar morto daqui há alguns anos,porém,nunca se imagina em não ter existido. obrigado pelo espaço.Que o nosso Deus o abençõe.

Anônimo disse...

Mas q idiota, esse é o idiota mais leso que quer dar uma de teólogo. kkkkkkkkkkkkkkkk

nandalimapb disse...

Adorei esse raciocínio... quando estiver em condições, vou pensar mais nisso e tentar aprofundar o estudo nessa teoria. MUita paz!

Anônimo disse...

Acredito, além do que você citou no acima, e das demais pessoas que falaram, do mesmo modo que o ser humano deseja ter filhos, Deus também, acho que é isso...

Unknown disse...

Eu acho que Deus ser apenas Amor e mais nada é pouco. Eu prefiro acreditar que Deus é tudo.

Anônimo disse...

Bom todos nós somos seres inteligentes, então temos que raciocinar, ,analisar, e não aceitar tudo que falam para nós, pois nos prendemos a tantos dogmas religiosos que esquemos de fazer o que é de suma importância seguir amar à Deus, e ao próximo como a mim mesmo, porque se analisar quem ama a Deus não adora imagem , quem ama ao próximo não o rouba, o mata,não deseja a sua mulher e etc....Por tanto concordo plenamente que o texto dito acima contém um raciocínio lógico, sem agredir à Deus e nem sua palavra

Luckcor Texturas e Massas disse...

E Deus criou o homem para louvor a sua Glória. Olha a soberba aí gente ! Ou ela só é válida como pecado para os seres humanos ?
Uma vez, uma pessoa me disse horrorizada: “com quê direito você acha que pode questionar a Bíblia?” Eu respondi: “com o mesmo direito que
você acha que tem para me julgar!” Como diz aquele jargão popular, não estou “procurando pêlo em ovo”, a Bíblia é completamente questionável;
cheia de contradições e absurdos. E a grande maioria desconhece isso. Não há maneiras de se contestar ou questionar algo se o mesmo não apresenta falhas.
Mas se porventura, encontrarmos algo absurdo ou errado, não devemos hesitar em questionar! A cegueira religiosa é tamanha, que os religiosos absurdamente conseguem transformar a imoralidade, crueldade e atrocidades da Bíblia em algo monstruosamente aceitável, justificável pela fé e “desígnios de deus”!

Anônimo disse...

AMIGO, NUNCA COMPARE O CRIADOR COM A SUA CRIATURA, DEUS É DEUS, COMPARA-LO COM O HOMEM É ISANIDADE.



J.A.S

Anônimo disse...

Gosto do seu blog, e por isso acho que você disse isso de forma cômica, mas não pude deixar de citar que não existe uma "revelação" de Deus que não esteja na Bíblia.E sei que serei compreendido.
A paz.

Tati disse...

Credo!! E aqui só tem cristãos ein..

Anônimo disse...

Sou Físico e Ateu (pelo menos no que diz respeito ao Deus que nos é apresentado diariamente). Em termos lógicos, foi a melhor explicação sobre o assunto que eu já vi.
Eu vinha pensando nesse assunto a muito tempo. O amor é o infinito, Deus é infinito, não existem dois infinitos, o infinito basta a si mesmo, mas não pode conter-se em si mesmo, pois é infinito. Não existe contenção para o infinito, não existe contenção para o amor. O amor é por excelência o princípio gerador.
Eu havia concluído que Deus deve ter criado o universo por prazer (o ato de criar algo é extremamente prazeroso) o querer bem é divino, é indescritível. E quando amamos queremos sempre compartilhar esse sentimento com todos que nos cercam. De certa forma criar conexões afetivas. Deus criou o homem para compartilhar seu amor e para amar. Deus criou o homem para que esse sinta o infinito e seja parte do infinito. Deus criou o homem para que esse sinta e seja parte do seu amor.
Gostaria de sugerir que fosse estudar Filosofia e Teologia. Não para estancar as suas inquietações reflexivas e sim para estancar as dos outros. As suas você estanca quando encontrar com Deus pessoalmente. Se bem que acho que isso já aconteceu!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kadoshi disse...

Querido irmão, para sua reflexão: amar ao próximo como a si mesmo é apenas letra da lei. Em João 13:34, Jesus nos ensina a amar: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis". Como sabemos, Jesus deu a sua vida por nós e espera que, da mesma forma nos doemos uns aos outros. Difícil? É! Mas quem disse que seria fácil.

Anônimo disse...

Seu raciocínio e lógico . A maior expressão de Deus e o amor, e o Homem.

Anônimo disse...

Seu raciocínio e lógico . A maior expressão de Deus e o amor, e o Homem.

Anônimo disse...

Seu raciocínio e lógico . A maior expressão de Deus e o amor, e o Homem.

Anônimo disse...

Muitos erram por não conhecer as escrituras...Devemos fazer como os crentes de Beréia, examinar bem as escrituras antes de concordar com qualquer argumento. Para que naquele grande dia, não venhamos ouvir do Eterno Deus " Afastai-vos de mim malditos para o fogo eterno".

Anônimo disse...

A paz do Senhor querido Anderson.

Sua reflexão, embora não seja nenhuma "revelação" ou ideia nova, é muito boa, porém, aplicável, e com ressalvas, somente no contexto do homem já criado, ou seja, em franco relacionamento com Deus e a Criação, e claro, seguindo os mandamentos que Deus mesmo estabeleceu, sobretudo, Mt 22:36-40.
As ressalvas ficam por conta de algumas questões de ordem teológica, principalmente, as que você analisa Deus com os meus argumentos que analisa o homem, quando você fala sobre o amor. Lembre-se que Ele tem atributos e peculiaridades que o homem não tem, isso, por si só, já seria suficiente para não colocá-los na mesma "balança".
Ele não precisa de mais nada, inclusive, amar. Ele é suficiente em si mesmo. Sua existência não depende de anjos ou do homem, pois ele é completo (Jo 5:26). "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas" (At. 17:24,25).
A suficiência de Deus é um assunto que se acha tanto no Antigo quanto no Novo Testamentos. Aqueles que, erroneamente, pensam que Deus criou o homem porque precisava de amor ou de amar não compreenderam bem. Entenda que Deus já existia antes que anjos ou homens fossem criados. Deus é uma Trindade constituída de Pai, Filho e Espírito Santo. Já havia amor e comunicação na Trindade. Nada faltava a Deus para que precisasse criar o homem.

Então, por que Deus criou o homem?
Querido Anderson, você não precisava de uma outra revelação senão a Bíblia. Bastava ler Is 43:7 que diz - "A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz." Aqui temos uma resposta curta, direta e sem margem para outras interpretações, senão, a de que Deus criou o homem para sua glória. E o mesmo Isaías ainda corrobora a mesma verdade no capítulo 61, versus 1 a 3, quando vem dizer da missão de Jesus e o propósito dela: "O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado." Ou seja, restaurar o propósito original da criação, glorificar a Deus.
Provavelmente, você afirmou ser esse propósito simplista demais por desconhecer ou não analisar com cuidado esses textos que já citamos. Contudo, quero ainda mencionar mais: "E de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação; para que buscassem a Deus, se porventura, tateando, o pudessem achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós; porque nele vivemos e nos movemos..." (At. 17:26-28). "Para que buscassem a Deus", que também tem sentido de servi-lo, adorá-lo, glorificá-lo.
Para finalizar, Colossenses 1:16 - “Tudo foi criado por meio dele e para ele”. Deus é um Ser criativo, e o ato de criar lhe satisfaz e dá prazer (Gn 1:31). Deus é um Ser pessoal e tem prazer (e não necessidade) em ter outros seres com quem Ele pode ter um relacionamento genuíno.

Mas foi bom seu pensamento, o melhore, e passe a aplicá-lo no contexto mais apropriado.

A paz de Cristo Jesus, que excede todo entendimento.

Anônimo disse...

Gostei do texto.
Li alguns comentários e... as pessoas viajam demais!!!!Meu Pai!
Queria perguntar aos teólogos, críticos, ateus e supercrentes de plantão: vcs tem FILHOS???
Pq alguém pensa em tê-los?
Deus é o Criador, Jeová, Alfa e omega, rei dos reis, mas o jeito que eu mais gosto de chamá-lo é de PAI!!

Eu tenho uma menina linda, depois que ela nasceu, eu entendi um pouco mais sobre Deus...

Pensem nisso

André Nascimento

Anônimo disse...

Ah!!! E quem disse que não podemos nos comparar com Ele??
Ele nos fez a Sua imagem e SEMELHANÇA!
Eu quero que minha filha se compare comigo, que seja cada vez mais parecida comigo!!!!
Sabem pq Deus insiste para que o adoremos? Realmente, como o Anderson disse, não é pq Ele precisa de bajulação.
É pq nós nos tornamos parecidos com o que adoramos.

A Paz !

André Nascimento

Anônimo disse...

Bom na vdd todo mundo vem aqui e fala coisa bonitinha nao eh???Falam de amor de filhos de criar e etc...
Mas ai eu pergunto?? Como pode Deus ter criado um ser tão perverso e cruel??ai uns vão vir aqui e falar: ahhh mas foi o inimigo que fez isso???Nada a ver, pq se Deus eh onisciente ele ja sabia que ia dar nisso nao eh??ou estou errado??

Anônimo disse...

Falou, falou, e não disse nada... O texto é perfeito e muito claro. Se não conseguiu entender, releia quantas vezes forem necessárias. Melhor do que comentar asneiras.

Anônimo disse...

É, senão vc vai pro inferno! Aff... Cada comentário...