terça-feira, 12 de maio de 2009

Olhe o interior


Quer comprar um carro? Ótimo! Compre um carro zero, mas se não puder vá a uma agência de usados mesmo. Mas cuidado! Não se deixe enganar. As aparências enganam.
Nunca julgue um carro pela aparência exterior. Lataria lisa, pintura metálica, polimento irretocável. Você pode acabar levando gato por lebre.
Ao comprar um carro usado ou seminovo nunca deixe de verificar seu interior. O assoalho, o estofamento e principalmente o motor. Carro impecável por fora, estofamento rasgado por dentro e motor batendo biela debaixo do capô, acho que não é muito bem aquilo que você deseja.
Ao conhecer alguém não julgue sua aparência. Você pode se equivocar. Procure os valores interiores, eles costumam ficar escondidos. Quase nunca amostra. Sempre discretos ao primeiro olhar. Uma bela aparência, uma roupa engomadinha, uma linguagem polida, podem maquiar muito bem feiúras interiores.
Sei que meu conselho é difícil. Quem nunca cometeu esse deslize? Até o profeta Samuel cometeu. Lembra? Por pouco o irmão mais velho de Davi não foi ungido rei. Homem de guerra, boa aparência, porte de rei, mas coração de plebeu. Já Davi, não vou dizer que ele era o patinho feio, mas se fosse prevalecer o critério humano dificilmente ele seria ungido rei de Israel. Davi. Aparência de menino, porte de adolescente e um coração segundo o coração de Deus.
O mesmo olhar de julgamento esteve sobre Jesus. Nem de longe Cristo se parecia com algumas pinturas que conhecemos. Cabelos lisos, olhos azuis, corpo esguio, abdômen definido em exposição na cruz, nariz afilado. Um verdadeiro top model. Nada disso! Segundo o profeta Isaías, o mestre não possuía parecer, nem formosura. Olhando qualquer pessoa para ele, nada se via para que fosse desejado. No entanto esse homem era meigo, doce, justo, integro e quando sua boca se abria a graça se derramava.
Que o Deus que ajustou a visão do profeta, também ajuste a nossa visão nos fazendo seus imitadores.

“ Não atentes para a sua aparência, ... Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração”.

Pense Nisso!

Nenhum comentário: