quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Porque Deus não dá explicações?


Não sou PH.d e  muito menos o guardião dos oráculos divinos para responder todas as questões acerca de Deus, mas já vi muita gente, em momento de luta e tribulação, cobrando Dele uma explicação. Questionam o porquê de uma oração ainda não ter sido respondida. Perguntam o porquê determinada enfermidade entrou na família. Indagam os motivos de Deus ter dito “não” a algo que eles queriam muito que Ele dissesse “sim”. Quantos pais já argüiram Deus querendo saber porque o filho tão bom morreu tão novo e de forma tão estúpida.
Alguns dizem que não estão reclamando do que estão passando, mas eles querem apenas entender porque estão passando por aquilo, ou porque Deus permitiu que alguma coisa acontecesse. Eu mesmo já fiz inúmeras indagações a Deus, cobrando dele uma explicação acerca de algo.
Existem algumas coisas que acontecem ou não acontecem em nossa vida, por nossa culpa, outras por circunstâncias da vida e ainda outras porque simplesmente Deus permitiu. E porque permitiu? Porque Ele quis. Porque Ele quis? Porque ele tem propósitos. Então porque ele não me explica esse propósito? Não sei. Explicar ou não, o quê, e como ele age é uma decisão Dele. Ele é soberano.
Quer saber? Na maioria das vezes Deus não dá explicações. Jó passou pelo que passou. Cheio de porquês e Deus não explicou a ele que não tinha nada de errado, mas que ele estava sendo apenas provado. Morreu sem saber disso. Deus apenas mudou o cativeiro de Jó, mas não explicou nada.
Mas será que precisamos mesmo das explicações de Deus?
E se Deus começasse a dar seus motivos para as coisas que ele permite ou não na nossa vida e nós não concordássemos? Aí eu pergunto de que adiantaria as explicações Dele? Os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos e não seria de admirar se começássemos a discordar de Deus dizendo “Foi por causa disso que o Senhor permitiu aquilo? Senhor agora eu entendi, só não concordo”. Acredito que muitas das explicações de Deus iriam gerar mais revolta do que aceitação, creio que é por isso que na grande maioria das vezes Deus prefere ficar em silêncio, confiando que iremos andar pela fé, crendo que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Ele.
Certas explicações de Deus soariam para nós como física quântica aos ouvidos de uma criança de um ano.

Pense nisso!

Nenhum comentário: