quarta-feira, 13 de maio de 2009

Indique o Caminho


Às vezes fico admirado como coisas tão simples e corriqueiras podem proporcionar uma sensação de prazer tão grande. Digo isso porque essas coisas costumam acontecer comigo. Quer ver um exemplo?
Sempre fica em mim um sentimento de alívio quando estou em um lugar que não conheço, precisando chegar em determinado endereço que não tenho a mínima idéia de onde fica e alguém se dispõe a ajudar indicando o caminho. E é melhor ainda quando a pessoa conhece e sabe exatamente onde fica o lugar que estamos procurando. A convicção com que a pessoa nos indica a direção nos dá a segurança e a tranqüilidade para seguir o caminho indicado, pois o sentimento de estar perdido em um lugar desconhecido por mais ameno que seja causa algum desconforto, por isso, quando se chega ao local desejado ainda que não se verbalize, interiormente parece que dizemos “Ufa! Que bom que consegui chegar!
O mesmo sentimento de prazer eu sinto quando acontece ao contrário. Nesse caso não sou mais eu quem está perdido, mas sim, alguém que se aproxima e pergunta: Como faço para chegar em tal lugar? Sinceramente, fico triste quando não posso ajudar. Quando sou obrigado a dizer: Desculpe, mas não sei. Por outro lado me sinto feliz quando consigo indicar o caminho certo. Como hoje. Estava voltando do trabalho quando um rapaz me perguntou: Onde tem uma vidraçaria por aqui? E eu disse sem titubear: Siga em frente e antes da curva, do outro lado da rua tem uma vidraçaria. Parece bobagem, mas fiquei feliz em ter a resposta.
O que escrevi tem uma aplicação espiritual.
Um dia estávamos perdidos, sem direção, sem Deus no mundo, mas em algum momento alguém nos apontou o caminho. Abriu-nos os olhos. Desviou nosso rumo dos atalhos que levavam à morte e apontou-nos o caminho da vida. Sendo assim. A primeira alegria é a de possuir e ao mesmo tempo de estar seguindo O Caminho.
A segunda alegria é aquela de poder ser a pessoa que aponta a direção para alguém que está perdido na vida sem a mínima noção de sentido existencial. Pessoas que não sabem de onde vieram, nem onde estão e muito menos para onde vão. Gente que está entrando e saído de ruas e vielas de sofrimento e decepção. Indivíduos sem nenhuma referência.
Acredito que dentro dessa perspectiva não existe alegria maior do que aquela de poder dizer com a convicção de quem já achou e conhece o endereço certo. Esse é o Caminho (Jesus), andai nele.

Pense Nisso!

Nenhum comentário: