sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Falando se sexo

Se havia uma coisa que me irritava demais na minha infância eram respostas negativas sem explicação. Por exemplo. “Posso ficar até mais tarde na rua?”. Perguntava aos meus pais. “Não”. Respondiam eles. Tornava a perguntar. “Mas porque não?”. E o que eu ouvia era. “Porque não”, ou quando muito “Porque eu não quero e pronto”. Normalmente com essa frase a questão era encerrada e lá ia eu chorando, inconformado com a resposta que não havia me convencido. Será que poderia duvidar das boas intenções de meus pais? Seriam eles estraga prazeres? Claro que não. No fundo sabia que a intenção deles era me proteger, mas também sabia que a explicação poderia ter sido melhor.
Você já viveu uma situação semelhante? Já recebeu uma resposta que nunca o convenceu? Então você sabe do que eu estou falando.
O que eu quero dizer é que existem perguntas que exigem uma boa resposta, caso contrário correm o risco de não serem levadas a sério. Uma dessas questões é a que envolve a questão sexual. Quando alguém indagada a um cristão “porque seria pecado sexo antes do casamento” o que a maioria responde? “Porque a Bíblia diz que é pecado e pronto”. Ora essa resposta seria muito boa para alguns, principalmente para os crentes, mas para outros seria uma resposta como aquelas que eu recebia de meus pais quando era criança. Uma resposta que poderia ser melhor.
Mas então qual seria a melhor resposta?
Para responder a essa outra pergunta é necessário sabermos o que Deus pensa sobre o assunto, para isso peço que sejam consideradas três palavras: matrimônio, sexo e divórcio.
Primeiro vamos falar de matrimônio, mais conhecido como casamento. O escritor aos hebreus diz “o casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro, pois Deus julgará os imorais e os adúlteros”. Com isso a Bíblia destaca o valor do casamento não como uma instituição humana, mas divina. Mas o que seria casamento para Deus? Seria um registro no cartório civil? Seria uma cerimônia religiosa celebrada por um pastor ou padre? Nada disso. Para Deus o que valida, autentica e confirma o casamento é o sexo. As cerimônias com toda sua pompa e luxo não passam de invenções humanas herdadas da idade média onde a plebe sonhava trazer para sua realidade a suntuosidade dos casamentos que aconteciam nos palácios. Para Deus tudo é mais simples, Para Ele, sexo é casamento. Por isso está escrito em Gênesis “Deixará o homem seu pai e sua mãe e unir-se-á (sexo) a sua mulher e serão ambos uma só carne”.
Ora, se para Deus, sexo é casamento e casamento é sexo, eu só devo me relacionar sexualmente com alguém depois que estiver certo de ter encontrado alguém para assumir como minha esposa, e isso só deve acontecer quando houver amor.
Sexo que não é encarado como casamento é imoralidade, prostituição, egoísmo e pecado. Casamento é pacto, compromisso, aliança. Por isso, sem a certeza de que a outra pessoa faz parte de você, assim como você dela não deve haver sexo, pois uma vez tendo praticado sexo com alguém estarei casado com ela e uma vez casado não deve haver separação. Diz o profeta Malaquias “Eu odeio o divórcio, diz o Senhor”.
Sem amor não deve haver casamento (sexo), porque casamento (sexo) sem amor é pecado. E amor é muito mais que atração física, desejo, tesão. Essas coisas qualquer animal irracional sente (um cão sabe quando uma cadela está no cio), Pessoas precisam de relacionamentos mais profundos, duradouros, estáveis. Isso se não quiserem baixar ao nível dos animais, tais quais os “tigrões” e as “cachorras” que existem atualmente.
Se você não sabia como dar uma boa resposta a questões dessa natureza, eis um bom argumento.

Um comentário:

Unknown disse...

Pronto!
Agora já sei oq responder.
;)
Gostei mto disso aqui =)
Vc eh demais hein!!!
Bjins*