quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Onde está Deus?

Essa não é uma pergunta que se faz em um momento qualquer. Normalmente essa indagação surge quando alguém está passando pelo que a Bíblia chama de dia mal, quando o vento e a tempestade sopram forte, quando o absurdo e a tragédia batem a nossa porta trazendo o pior dos nossos temores. Um filho viciado, o exame que detectou um câncer maligno, a mulher que fugiu com o amante, a filha que morreu vítima de uma bala perdida ou como aconteceu há poucos dias em meu local de trabalho, quando um colega foi sugado para dentro de uma máquina industrial e veio a falecer depois de trinta minutos de dor e sofrimento. E ele era um servo de Deus. Nesse momento é que a alma grita de agonia em meio ao desespero perguntando onde está Deus?
A resposta é a seguinte. Deus está onde sempre esteve, é a humanidade que está fora do seu lugar.
Vivemos em um mundo caído onde o bem e o mal sempre surgem como uma possibilidade para os bons e os maus. O pecado trouxe desordem para o mundo em todas as suas dimensões. A existência debaixo do sol não prima pela coerência, por isso se vê com freqüência o ímpio prosperando e o justo em dificuldades. O tolo chefiando o sábio. O preguiçoso e acomodado ganhando mais do que o esforçado trabalhador. Pessoas maravilhosas morrendo cedo, enquanto algumas que não deveriam nem ter nascido passando dos 80 anos. Parece injusto, mas a vida é assim. Ainda não chegamos ao novo céu e nova terra onde habita a justiça, onde o próprio Cristo enxugará de nossos olhos toda lágrima. Lembre-se que ainda estamos aqui na Terra, por isso, tudo pode acontecer. Então aproveite o dia bom, desfrute a vida, alegre-se, sorria, passe pela vida e não permita que ela apenas passe por você. Faça isso, e quando chegar o dia mal não se desespere, se tiver que chorar chore. Sinta sua dor, mas não morra por isso. Traga a memória a promessa Daquele que disse que mesmo na bonança ou na tempestade disse estar sempre conosco todos os dias, em todo tempo. Nos dias ensolarados perceba sua sombra e lembre-se que Ele está à sua direita. Nos dias de chuva vislumbre o sol (e Ele é o Sol da Justiça) brilhando acima da tempestade, ela não vai durar para sempre. Mesmo em um mundo que não é o ideal existe um Emanuel, Deus conosco 24 horas por dia.
Quer um conselho? Ao invés de perguntar onde está Deus, faça a oração de Bartimeu “Senhor que eu veja” e com certeza você verá pequenos milagres que parecem ordinários, mas que na verdade são extraordinários. Um ano que termina e você ainda está vivo(a). Quantas idas e vindas do trabalho e nada te aconteceu. Quantas refeições que não faltaram a sua mesa. Você está empregado, não importa o salário, tem gente que não tem nada. Mas o desempregado também não morreu de fome. Quilômetros e quilômetros rodados de carro e nenhum acidente. Ninguém morreu na sua família. Você não precisou correr para emergência de madrugada com ninguém. Os dias passam e você tem vencido a carne, o mundo e o pecado. Tudo isso são milagres. Por pior que seja sua situação sempre haverá um milagre acontecendo.
Onde está Deus? Onde sempre esteve.
Senhor que eu veja.

Um comentário:

Unknown disse...

Prezado amigo é a primeira vez que acesso esse blog e leio uma dse sua reflexções. Quero parabenizá-lo não só pelo blog, mas também pela qualidade e inspiração do texto. Que Deus continue te ajudando a escrever verdades como esta, pois muitas vezes é isso que nós somos: Murmuradores.
_ Genilson Ricardo