quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Participando da Ceia sem medo

“... portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor...”.
“... Pois quem come e bebe sem discernir o corpo e o sangue do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. Por isso, há entre vocês muitos fracos e doentes e vários que já dormiram”. I Co.11: 27-30.

Que medo! Quem nunca tremeu diante dessas palavras? Tem crente que por causa desses versos nem participa da ceia, às vezes por pura bobagem. Isso acontece, por exemplo, com o irmãozinho que passa pela banca de jornal para ver as manchetes, e por um descuido, corre os olhos para alguma literatura indiscreta. Ou a irmã que não vai cear porque passou o dia todo assistindo novela. E ainda aquele adolescente não vai tomar o pão nem o vinho porque navegou por alguns sites na Internet que não são aconselháveis a um cristão.
No fundo, no fundo. Todo mundo sabe, ou pelo menos desconfia, que deixar de participar da mesa do Senhor por conta dessas coisas é uma grande besteira, e esse texto vai dizer porque, mas só para garantir que aquele anjo com a espada desembainhada que cruzou com Balaão no caminho não cruze o seu caminho, por desencargo de consciência, o crente deixa de ceiar.
Não quero aqui banalizar nenhum tipo de pecado. Quero apenas lembrar-lhes o significado da ceia, que é recordar a morte substitutiva de Cristo, que para nós representa o perdão dos pecados, por isso, não há motivo para crente algum deixar de participar do corpo e do sangue do Senhor. O trabalho diabo é nos acusar, a fim de que cedendo aos seus argumentos deixemos de participar desse mandamento acerca do qual disse Jesus “... todo aquele que come a minha carne e bebe do meu sangue permanece em mim e eu nele” Jo. 6:56. Quando um crente deixa de participar da ceia é como se ele estivesse declarando que não acredita que Deus tenha poder de perdoá-lo.
Veja o que diz a Bíblia. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”. I Jo. 1:9, e ainda afirma “Meus filhinhos, escrevo-lhes essas coisas para que não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo”. I Jo. 2:1-2.
O Deus que nos manda perdoar setenta vezes sete, também é o Deus que perdoa setenta vezes sete.
Então quem são os indignos? Os fracos? Os doentes? Os que dormem? Esses são os que estão vivendo no erro, sabem disso e nunca se chegam diante do Trono da Graça para alcançarem misericórdia.

Nele, que lança nossos pecados na profundeza do mar e ainda coloca uma placa para o diabo ler. Nela está escrito “É proibido pescar”.

Nenhum comentário: