sábado, 15 de dezembro de 2007

Instalando a Palavra na alma

Quando não entendia nada de informática, e ainda não entendo muito, achava que se eu quisesse colocar o Windows em um computador bastava apenas copiar a pasta chamada Windows para um disquete e depois colocá-lo em outra máquina e simplesmente colar a pasta copiada e pronto. Isso mostra o quanto eu não entendia nada mesmo.
Depois que comecei a freqüentar meu primeiro cursinho e descobri que a coisa não acontecia da forma que eu pensava, descobri que não era uma questão de Ctrl+C e Crtl+V, era necessário instalar o programa no HD da máquina, desse jeito e apenas desse jeito o sistema operacional pode gerenciar os processos do computador.
Pode até parecer aula de informática, mas tem tudo haver com nosso relacionamento com a Palavra de Deus, pois uma coisa é dar um Ctrl+C em alguns textos da Bíblia e dar um Crtl+V na minha mente, outra coisa é instalar a Palavra no meu coração.
Quando a Palavra está apenas na minha mente, ela pode ser enviada facilmente para a lixeira. Bíblia na mente não vai me livrar do pecado. É possível ser habilidoso no manuseio da Bíblia, conhecer textos e histórias de cor, saber a localização precisa de inúmeros versículos, quem sabe até mesmo decorá-los, mas se diante do pecado a Palavra não estiver instalada no coração, nada poderá livrar o homem de pecar, muito menos religiosidade, tradição ou teologia. Bíblia na mente é Bíblia na mente, mas Palavra no coração é extensão de mim, é executável (.exe) na minha alma. Por isso, o salmista declarou: “escondi, se fosse nosso contemporâneo ele diria, instalei tua Palavra no meu coração para não pecar contra ti”. Sl.119:11.
Talvez esse seja hoje nosso maior problema, uma enorme quantidade de gente com a Palavra copiada e colada na mente e pouca gente com ela instalada na alma. Por ter a Lei de Deus no coração José não cedeu a sensualidade da mulher de Potifar. Por possuir a Palavra na alma Davi se arrependeu de seu erro, mesmo depois de haver pecado. Instalando a Palavra na alma Daniel colocou em seu coração não se contaminar com a comida do rei. O mesmo não podemos dizer de Eva, que sabia muito bem o que Deus havia dito, mas possuía apenas a Palavra copiada e colada em sua mente, o resultado todos nós já sabemos. Sem falar dos fariseus, contemporâneos de Cristo, que literalmente possuíam pedaços da Lei amarados em suas testas e braços, mas que estavam longe de transformar o que conheciam em prática de vida sendo chamados de hipócritas por Jesus. Hipócrita, no original significa “aquele que representa um papel”, como se fosse um ator. Isto é, aparentar ser o que realmente não é, como se fosse um evangelho pirata. Mas isso é um outro assunto.
Pra terminar, é necessário lembrar que assim como não se instalam programas de computador copiando e colando, também não se desinstalam programas apenas clicando neles e arrastando pra lixeira, mesmo fazendo isso ainda existirão diversos arquivos espalhados no HD, esse será um procedimento inadequado e ineficaz. Programas não se deletam, se desinstalam, mas a Palavra de Deus uma vez instalada na alma de alguém não pode jamais ser deletada.

Pense nisso.

Nenhum comentário: