segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Não é o que parece ser

Como costuma dizer o Pr. Silas Malafaia “texto fora de contexto é pretexto para heresia”.
Lembrei dessa frase ao perceber como é incrível a capacidade que uma enorme quantidade de crentes possuem de extrair das escrituras versículos isolados para fundamentar argumentos teológicos, verdades pessoais e jargões que se tornam moda no meio do povo, mas que na verdade não querem dizer o que parecem dizer. Essas pretensas verdades, na maioria das vezes, não surgem com a intenção de deturpar a Palavra, elas apenas representam a ignorância de alguns a respeito da interpretação das Escrituras. Vamos ver alguns exemplos clássicos:

Você já deve ter ouvido esse: “Na presença de Deus até a tristeza salta de prazer”.

Interpretação: Não é na presença de Deus que a tristeza salta de prazer ou alegria, mas na presença do leviatã. Isso mesmo! Leviatã. O versículo está em Jó.41:22, mas se você começar a ler desde o primeiro versículo do capítulo 41 você vai perceber que Deus está falando de uma incrível criatura que Jó deveria conhecer.

Aí vai mais uma: “O ladrão vem para matar, roubar e destruir”.Jo.10:10.

Interpretação: A grande maioria acha que o ladrão, nesse versículo, representa o diabo. E não é? Alguém pode perguntar. Segundo o texto não. É só ler desde o início do capítulo, principalmente o verso 8 que diz “Todos os que vieram antes de mim são ladrões e saltadores ...”. Esses ladrões são os falsos líderes, falsos pastores e os mercenários. Se o diabo é representado por alguém nesse capítulo, essa figura é o lobo. Veja o que diz o verso 12 “Mas o mercenário e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo (o diabo), deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa”.

Vamos para outro clássico? Esse é muito usado no ofertório. “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo”. Lc.6:38.

Interpretação: Amados! Esse então é terrível! Em nenhum momento em todo o capítulo Jesus fala de oferta financeira, pelo contrário, veja o que diz o verso anterior “Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão”. A ênfase do texto é sobre o julgamento alheio e nos ensina que seremos julgados com o mesmo rigor com que julgamos os outros. O uso desse versículo para persuadir o povo a ofertar deturpa o texto.

Esses são apenas alguns exemplos, ainda existem muitos outros textos que são usados de forma equivocada fazendo o povo orar errado, a crer errado e criar fundamentos espirituais errados.

Creio que a pergunta que Felipe fez ao Etíope também serve para nós hoje em dia. “Entendes o que lês?”.

Nenhum comentário: