segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Um Natal com significado

Hoje é 24 de dezembro, véspera de natal.
Creio que não exista um dia melhor para refletirmos sobre o verdadeiro significado dessa data já que com o passar dos anos sua razão de ser tem se perdido ao longo do caminho, principalmente no caminho que leva ao comércio e aos shoppings da vida. O natal se transformou na maior data comercial do ano, onde os comerciantes, e a mídia incentivam avidamente esse comportamento que se tornou cultural. Tudo isso construído atrás da figura bonachona do bom e velho Noel que divide com a árvore de natal o título de representante da festa.
Além disso, é lamentável perceber que a grande maioria das pessoas enxergam o natal como mais um feriado, como outro qualquer, o que para maioria dos brasileiros representa um pretexto para comer, beber e se divertir à vontade sem que exista sequer um segundo de reflexão.
Só conseguimos perceber o verdadeiro significado do Natal quando olhamos para a Bíblia. O evangelista João escreveu e sintetizou o que representa o nascimento de Jesus, isto é, o natal “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”, então entendemos que o natal é Deus se fazendo homem e pisando nosso chão, vendo nossos dramas, sentindo as nossas dores. Natal é Deus conosco, todos os dias, todas horas e em todos os momentos. E o porque disso tudo? Porque Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo. É Deus apaixonado, doente de amor dando o primeiro passo para atrair o homem para si através do seu próprio filho, sendo ele o elo entre o homem e Deus.
Natal é Deus interferindo e mudando a história, não apenas a história, história, mas a história de cada pessoa que um dia se encontrou com Jesus, porque é impossível que alguém que o encontre de verdade seja a mesma pessoa. Foi assim com os discípulos, foi assim com Nicodemos, foi assim com os reis-astrólogos que vieram do oriente.
Natal é o nascimento de Cristo, é a maior prova do amor de Deus. É Deus pagando o mal com o bem, é o criador oferecendo a outra face, é o Senhor andando a segunda milha, é o Soberano do universo se humilhando, é o Eterno que não desiste de amar. É Deus sendo bom em troca de nada.
Cristo é o convite de graça para todo pecador que deseja se aproximar de Deus a fim receber misericórdia.

Celebre o Natal.

Celebre o amor de Deus.

Celebre a Cristo.

Feliz Natal.

Nenhum comentário: