quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Tudo muda, menos Deus

Não há nada tão permanente quanto a mudança.
Nesse mundo o tempo muda, o clima muda, os governos mudam, a moda muda, as leis mudam, os pensamentos mudam, os conceitos mudam e principalmente, nós mudamos.
Ontem amávamos, hoje não amamos mais.
Ontem admirávamos alguém, hoje estamos decepcionados.
Ontem tínhamos certeza, hoje nem tanto.
Ontem não abríamos mão de algumas coisas, hoje já não faz tanta diferença.
Ontem queríamos uma coisa, hoje já queremos outra.
Ontem gostávamos mais de branco, hoje gostamos mais de preto.
Ontem eu chamava o errado de certo, hoje eu chamo o certo de errado.
Tudo muda, inclusive nossa espiritualidade e para nossa tristeza essa mudança nem sempre é para melhor. Ora a chama do Espírito aumenta, ora diminui. O mesmo acontece com nossa fé, devoção, amor e fervor que variam para cima e para baixo. Existem dias em que parecemos estar no cume Sinai, face a face com o Senhor, ao passo que há outros em que nos sentimos no mais profundo abismo. Em um dia oramos muito, no outro não oramos nada. Em um mês lemos diversos livros da Bíblia, em outro não lemos um versículo. Às vezes parecemos gigantes e pouco tempo depois parecermos ratinhos amedrontados. Tem horas que nossa fé é capaz de remover montanhas, mas existem horas em que perguntamos “será que ainda tenho alguma fé?”.
Assim a alma vai sobrevivendo nessa verdadeira montanha russa.
Se existe algo pior que viver assim é pensar que Deus também é assim. É verdade, tudo muda, menos Deus. O apóstolo Tiago 1:17 diz que “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra alguma de variação”. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele é, o que era, e o que há de vir. Deus não muda. O seu amor não sofre variação, a graça dele não diminui, a sua misericórdia não se acaba e sua bondade não se extingue. Independente de nós.
Quando estamos no monte Deus nos ama.
Quando estamos no vale ele continua nos amando.
Quando andamos pelo caminho da justiça Ele nos ama.
Quando escorregamos na casca de banana que nos leva ao pecado Deus ainda continua nos amando.
Como já escreveu Max Lucado “Não há nada que façamos para que Deus não ame menos. Não há nada que façamos para que Deus nos ame mais”. Ele é simplesmente imutável. Deus não é como nós. Que alívio!
Mas o que fazer diante das variações da alma? Simplesmente espere, confie e não desista da caminhada. Is.40: 30-31 diz “Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”.
Creio que a vida cristã passa por ciclos de renovação, por isso, existem momentos em que voamos, em outros corremos, e em outro andamos, às vezes bem devagar. Mas segredo para voltar a voar é nunca parar e muito menos voltar atrás. A renovação sempre vem, pois o Deus imutável não se cansa nem se fatiga e é capaz de renovar as forças daqueles que não tem nenhum vigor.
Confie nisso.

2 comentários:

Unknown disse...

😭😭😭😭😭😭😭🙌🏻🌻💪

Unknown disse...

Como faço pra te achar nas redes sociais tentei não consegui meu zap 21 993178529 lindas palavras tocou meu ❤️😭😭😭😭