quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Assim é o Reino dos céus

“O Reino dos céus é semelhante a um homem negociante que busca boas pérolas; e, encontrando uma de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a.” Mt.13:45-46

Essa é uma das menores parábolas contadas por Jesus, mas o seu tamanho não lhe rouba a beleza e significado. A pérola é um artigo raro, gerado nas entranhas das ostras que só podem ser encontradas nas profundezas do oceano. Esse negociante em busca de boas pérolas encontra uma diferente das outras e fica tão maravilhado com a preciosidade e raridade da pérola encontrada que ele decide vender tudo o que possuía para ficar com a aquela que o havia encantando. Tal negociante já devia possuir diversas outras pérolas, mas talvez nenhuma dessas possuía a cor, o tamanho, o brilho da pérola encontrada. Por isso, valia a pena se desfazer de todas a outras para ficar com aquela que fez brilhar os seus olhos. Essa pérola havia se tornado seu foco, seu alvo, seu objetivo. De repente nada mais valia a pena, apenas aquela pérola. Ele só estaria realizado depois que a possuísse. Ele sabia que não poderia deixar passar aquela oportunidade. A possibilidade de achar outra pérola como aquela era quase impossível. Então ele foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou.
O Reino de Deus é comparado a essa pérola. Quantos estão como negociantes à procura de algo que realmente dê valor e sentido em suas vidas. Eles já compraram a pérola da fama, da independência financeira, da realização profissional, da paixão e etc. Mas mesmo assim não estão satisfeitos, continuam à procura, continuam comprando outras pérolas, na esperança de que a próxima aquisição seja aquela especial que fará toda a diferença. A pérola de grande valor não se encontra no mercado da religião, nas camas dos motéis, nem em nenhuma conta bancária. A Pérola de grande valor está em Deus. É o seu próprio Reino. É o seu próprio filho. É Ele mesmo. Por Ele vale a pena deixar tudo, vender tudo e comprar pela fé o que é dado de graça. A salvação da alma. Essa pérola faz os olhos brilharem, faz o rosto sorrir, faz a alma pular e não gera arrependimento por ter vendido tudo para ficar com uma, porque essa que ficou vale infinitamente mais que todas as outras.
Assim é o Reino dos céus.

Nenhum comentário: