segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O benefício de uma fé simples

Vale a pena ler esse texto que fala da fé simples dos crentes perseguidos na China.

por: Ron Boyd-MacMillan

Eu preciso encontrar a igreja perseguida porque eles me ajudam a manter simples a minha fé. Em sua primeira visita aos E.U.A., eu levei um professor chinês da Bíblia a uma livraria cristã. Eu não estava preparado para a sua reação. Eu pensava que ele ficaria esmagado pela variedade de Bíblias, material de auxílio à leitura, livros e materiais multimídia em exposição. Ele ficou, mas não da forma que eu esperava. Ele parou no meio da loja, virou-se para mim e disse: "Deve ser muito difícil ser cristão aqui"."Por que você diz isso?" perguntei."Porque como você vai manter simples a sua fé com tudo isto disponível?"Nós andamos pela loja enquanto ele me explicava o que havia dito. Ele tirou 5 livros da prateleira. Todos tinham títulos semelhantes: "O Segredo do Cristão Para Uma Vida Feliz". Ele os folheou e disse: "Cada livro parece dizer que existe um segredo de uma vida feliz em Jesus. Mas seus segredos são todos diferentes. Todos eles dizem que existe um segredo, mas cada um tem um segredo diferente? Isso é confuso.""Bem, isso é apenas marketing", expliquei, um pouco na defensiva."Isso significa que eu tenho de comprar todos os cinco livros para realmente conhecer a Cristo? Isso me deixa ansioso. Que outros segredos eu não deveria saber? Eu tenho de comprar mais livros. E logo eu teria mais livros do que poderia ler, e poderia não ser feliz, mas me sentiria culpado por haver gasto dinheiro em todos os livros que não teria tempo para ler" continuou ele."Na China, eu orava para que Deus me mandasse livros. Ele o fez, mas somente quatro por ano. Assim eu li aqueles livros completamente. Eu copiei trechos. Fiz resumos para professores. Aprendi grandes trechos de cor. Aqueles livros de fato me formaram. O que estou tentando dizer é que, se você tem muitos livros, é difícil ler um adequadamente. Eu não digo que seja impossível, mas apenas que é difícil. E esta variedade de fato torna a fé mais complicada do que ela realmente é".É verdade, mas tão difícil de ver quando somos constantemente seduzidos pelo último, pelo melhor, pelo mais novo, mesmo dentro da cultura cristã. A perseguição reduz a vida ao que é essencial e mantém a pratica da fé em simplicidade. O meu amigo voltou para a China para retomar as rotinas básicas que lhe davam vida. Como ele disse: "A cada dia, esteja certo de orar, testemunhar a outras pessoas e, acima de tudo, louvar a Deus".Ele ensinou-me um hábito diário que aprendeu na prisão. "Todas as manhãs quando você acordar, não se levante; apenas fique na cama durante 10 minutos e agradeça a Deus por qualquer coisa que lhe vier à mente. Pode ser o papel de parede, podem ser os amigos, ou apenas pela vida. Qualquer coisa. À medida que você avança, descobre que o mundo é cheio de graça. A graça de Deus. Com essa atitude você está pronto para viver o dia para Deus - porque você está subjugado [pelo senso] de quão generoso Deus é com você, com todos".

Medite nisso e tente imitar.

Nenhum comentário: