quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Quando a espera pela vontade de Deus paralisa a vida

Um bom rapaz se afeiçoa a uma boa moça e pergunta a ela:
- Quer namorar comigo?
Ela responde.
- Vou orar para saber a vontade de Deus.

Um jovem que vai prestar o vestibular em breve é questionado.
- E aí! Que profissão vai escolher?
Ele responde.
- Ainda não sei. Tenho que orar para saber qual é a vontade de Deus.
___________________________________________________

Se existe um assunto que é sempre recorrente na vida do crente é a tal vontade de Deus. Para algumas pessoas esse tema produz angústia e ansiedade, quando na verdade deveria gerar paz e segurança. Tudo porque se espera a vontade de Deus para se tomar decisões importantes na vida. Isso não é errado, pelo contrário. O problema é como encaramos a vontade de Deus.
Normalmente queremos que Deus fale antes para depois decidirmos. Queremos ouvir “Meu servo escolha psicologia e não direito”, “Minha serva se case com o Pedro e não com o João”. Esse comportamento tem até uma aparência de devoção, mas muitas vezes ele esconde a nossa covardia, nosso medo de decidir e de fazer escolhas. Então eu decido deixar Deus decidir por mim através da vontade dele, porque se mais tarde alguma coisa der errado (aos meus olhos) eu vou ter alguém a quem culpar. No caso Deus.
Tenho aprendido que a vontade de Deus, na maioria das vezes, se revela no caminho. A Bíblia diz que o justo viverá da fé. Hb.10:38. Aquilo que é revelado antes não é por fé, é por vista. Abraão saiu sem saber para onde ia e conforme ele ia caminhando Deus ia ajustando o caminho.
Não estou dizendo que Deus não dá direcionamentos específicos, mas acredite, na maioria das vezes nós teremos que decidir. Existem coisas que são bastante claras na Bíblia, para outras o Criador nos deu inteligência para pensarmos. Será que é da vontade de Deus que alguém case com um incrédulo? Está claro na Bíblia que não, nem precisa orar. Tenho duas ofertas de emprego, qual devo decidir? Avalie as vantagens e desvantagens e decida.
Mas e a oração, onde entra nisso?
Costumo dizer que o crente não deve orar, ele já deve andar orado. Isto é, ele ora antes da proposta ou oportunidade aparecer e quando ela aparece ele já sabe o que vai fazer. Tenho aprendido que quando Deus fica em silêncio, silêncio mesmo sobre algum assunto, ele quer que decidamos. E qual nosso papel? Nosso papel é abrirmos espaço para que ele corrija a rota mesmo quando decidirmos errado, porque o erro faz parte da caminhada.
Não decidimos porque temos medo de errar, mas não existe ninguém que passe pela existência sem cometer uma mancada, foi assim com os grandes homens de Deus, porque não será com você?
A vontade de Deus só paralisa a vida, quando não entendemos que a vontade de Deus deve ser encarada com fé.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nao concordo!!!
Devemos sempre deixar Deus direcionar as nossas vidas, pq a vontade do Senhor é perfeita e agradavel..Romanos 12..e em salmos 16.10..diz que continuamente devemos pôr o Senhor diante de nós!
Davi tomou a decisão de enfrentar o Golias pq a causa não era Dele e sim do Senhor, ou seja, não era uma decisão pessoal( casar, viajar,trabalhar) e sim celestial( afrontando os exercitos do Deus vivo) era a HONRA do Senhor que estava em jogo...neste caso...Deus vai na frente e te dá vitoria.
E em relãção a Abraão..o Senhor antes,de ele sair da terra, falou isso..pra ele sair! entao foi ou nao vontade de Deus pra ele sair?Ué, mas ele poderia ficar ali esperando saber pra onde ia? Sim! Mas o Senhor falou: a terra que te mostrarei....vai!

Anônimo disse...

Boa tarde! Querido,
a paz do Senhor Jesus,
você pregou na minha igreja dia 11/01
e concerteza eu concordo com o seu pensamento sobre o assunto, e te digo mais...
Eu estava orando a Deus para saber se eu poderia tomar alguma atitude ou se era para eu ficar apenas esperando Deus fazer o mover, e vc creio eu movido pelo Espiríto Santo, me trouxe a resposta.
Não sei se Deus falou contigo, mais sei que falou comigo e que estou orando para que ele venha te mostrar o que mostrou a mim.
Sei quando é a vontade de Deus, quando a coisa vem como um refrigerio no coração, aconteceu algo diferente o dia em que você pregou em minha igreja.
Achei que fosse bobagem da minha cabeça,
mais mediante a tais coisas que vem acontecendo creio que realmente é Deus falando e mostrando. Amém!!!
Fica na paz do Senhor amado, creio que teremos a oportunidade de conversarmos em breve.
Beijos
Continue assim, homem temente e valoroso...